Notícias
14/10/2016 Independente
Grupo realiza encontro de educação fiscal e cidadania
O Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul realizou nesta terça-feira (11) palestra na Univates.
Voltada principalmente aos alunos de Direito, o evento intitulado Encontro de educação fiscal e cidadania, teve o objetivo de disseminar a cultura de pedir a nota fiscal para garantir os tributos ao Estado.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul, Marcia Martins, o grupo tem em mente que pode mudar a cultura dos gaúchos. Ela explica as crianças devem ser a fomentadora dessa revolução cultural "A exemplo do que tínhamos um tempo atrás com o Sinto de Segurança. Hoje, a criança entra no carro, e se o adulto não colocá-lo ela já alerta para o uso. Acreditamos que a criança tem um grande papel para o nosso estado. Daqui uns dias, elas estarão alertando aos pais para pedir a nota fiscal. São esses tributos, que a nota fiscal garante, que a gente possa pagar a segurança pública e escolas”, enfatiza.
O evento que o grupo participou pertence ao projeto Interfaces na Univates. Marcia explica que trouxeram a campanha lançada no início do ano "Todo Dia, é Dia de Cidadania” que trabalha com a educação fiscal para dentro da escola. "A gente vem contar isso para as pessoas para alertar a importância da nota Fiscal”, diz.
Interfaces
O projeto Interfaces reúne diferentes projetos de extensão do Centro de Ciências Humanas e Sociais em ações articuladas, mantendo a autonomia de cada projeto: Comunicação, Educação Ambiental e Interfaces - Ceami; Formação Pedagógica e Pensamento Nômade; e Observatório dos Direitos Humanos, que é integrado pelos projetos Migrações Contemporâneas, Educação Fiscal e Recomeçar.
Ainda estiveram presentes no estúdio o coordenador da Nota Fiscal Gaúcha, Adelar Vendruscolo; o técnico tributário da Receita Estadual, Boni Ranjel; e a coordenadora do curso de disseminadores da Educação Fiscal do RS, Janir Abelim.