28/10/2016
Novos Auditores-Fiscais são empossados na Receita Estadual do Rio Grande do Sul.
Em sessão solene do Conselho Superior da Receita Estadual do RS, realizada nesta quinta-feira (27) no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Alegre, 91 aprovados no último concurso público para Auditor-Fiscal da Receita Estadual tomaram posse no cargo.
As diretorias do Sindifisco-RS e da Afisvec, que lutaram desde o início para que o concurso fosse realizado e, na sequência, para que os aprovados fossem empossados com a urgência que o Estado gaúcho tem, prestigiaram a solenidade e comemoraram junto aos novos auditores-fiscais, familiares, dirigentes fazendários e autoridades presentes no evento. As entidades entendem que o fortalecimento da Administração Tributária tem decisiva importância para o Estado e para a sociedade gaúcha.
O auditor-fiscal Mário Luís Wunderlich dos Santos, subsecretário e presidente do Conselho Superior da Receita Estadual, deu as boas-vindas aos novos servidores e ressaltou a importância para a sociedade gaúcha de fortalecer a categoria responsável pela Administração Tributária do Estado. Ele falou sobre os resultados positivos obtidos pela Receita Estadual, e salientou que tais resultados poderiam ser ainda melhores, não fosse a falta de recursos humanos da Subsecretaria. "O número de auditores-fiscais da Receita Estadual em efetivo exercício é menos da metade do que está estabelecido na Lei Orgânica da Administração Tributária”, afirmou. Com os novos integrantes, a categoria passa a ter 473 cargos ocupados, do total de 830 previstos na Lei (LC 13.452/2010). Desse total, 72 servidores já têm condições de se aposentar.
O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, salientou a importância do cargo para o Estado e para a sociedade gaúcha. Ele externou a expectativa existente de que os novos servidores chegam para contribuir com a superação das dificuldades financeiras do Estado. "O povo gaúcho está necessitado do sucesso do desempenho das suas atividades a partir de agora”, disse o secretário, dirigindo-se aos auditores-fiscais recém empossados. "Também está nas tuas conquistas as expectativas minhas, do cidadão e da cidadã gaúcha”, comemorou Feltes.
O secretário-adjunto da Fazenda, auditor-fiscal Luiz Antônio Bins, ex-presidente do Sindifisco-RS e um dos principais defensores do fortalecimento da Administração Tributária estadual, prestigiou a solenidade ao lado dos presidentes do Sindifisco-RS e da Afisvec, Celso Malhani e Abel Ferreira, respectivamente, do subsecretário do Tesouro do Estado do RS, Leonardo Busatto, do subsecretário, contador e auditor geral do Estado, Álvaro Fakredin, do deputado estadual Juvir Costella (PMDB), do diretor da Junta de Coordenação Financeira, Flávio Pompermayer, do corregedor geral da Sefaz RS, Geraldo Scheibler, do presidente do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais, Renato Calsing, do subprocurador geral da Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público do RS, Fabiano Dallazen, do secretário da Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli, do secretário adjunto da Secretaria Geral de Governo, Josué de Souza Barboza, e do procurador geral adjunto para Assuntos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado, Leandro Augusto Nicolas de Sampaio. Os presidentes da Afocefe, Carlos Demartini, e do Sindicirgs, Luis Felipe Pacheco, também acompanharam a solenidade.