Notícias
20/01/2017 Imprensa Fisco RS
Entidades integram grupos de trabalho para debater e aprimorar a reforma da previdenciária
Movimento cresce com caráter nacional em defesa dos trabalhadores dos setores público e privado.
O Sindifisco-RS e a Afisvec - representados pelo presidente do Sindicato, Celso Malhani, e pela diretora de Comunicação da Associação, Tanísia Vilariño, que também representaram a Fenafisco e a Febrafite, respectivamente, entidades nas quais exercem cargos de diretoria - estiveram em Brasília nesta semana fortalecendo o trabalho do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) no enfrentamento à reforma proposta pelo governo federal para a Previdência Social.
No dia 16, os dirigentes gaúchos, acompanhados de lideranças de outros estados e de entidades representativas de diversas carreiras, se reuniram na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados para tratar sobre os procedimentos de trabalho da Comissão. O objetivo é preparar, com antecedência, as estratégias de ações a serem executadas a partir de fevereiro, quando inicia a sessão legislativa.
A CLP é presidida pelo deputado Chico Lopes (PCdoB/CE). A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) integra a Comissão, ocupando vaga do Solidariedade.
Confira aqui a lista com os nomes dos demais membros da CLP.
Na reunião realizada no dia 17, na sede da Fonacate, o grupo definiu a criação de cinco comissões iniciais para o desenvolvimento dos trabalhos (Técnica, Parlamentar, Comunicação, Mobilização e Jurídica). A diretora Tanísia (Afisvec e Febrafite) integra a Comissão de Comunicação. Malhani (Sindifisco-RS e Fenafisco) participa da Comissão Técnica.
Conforme a imprensa da Fenafisco, Malhani sugeriu que o grupo concentrasse esforços em cinco eixos de trabalho fundamentais: Regras de transição; Tempo de contribuição; Idade mínima; Pensões e aposentadoria especial, além de adotar cautelas especiais com relação à preservação dos direitos daqueles que já possuem todos os pré-requisitos para aposentadoria plena no serviço público.
Nos dias 24, 25 e 26, reúnem-se as Comissões Técnica e Jurídica, em conjunto, a de Mobilização, e o Conselho de Entidades da Fonacate.
No dia 31 de janeiro, a OAB Nacional sediará uma grande plenária sobre o tema.