13/03/2017 Sindifisco-RS
Câmara dos Deputados
Celso Malhani, presidente do Sindifisco-RS e diretor da Fenafisco, participou da reunião.
No encontro realizado nesta terça-feira (7) com o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, os representantes das entidades do Fisco manifestaram a preocupação com a proposta encaminhada pelo governo federal, que eliminará direitos previdenciários conquistados, caso seja aprovada como está no texto original.
Com informações da Imprensa Fenafisco
A comitiva do Sindifisco-RS, que contou com as participações do presidente da entidade, Celso Malhani, do vice, Altemir Feltrin, e do diretor Christian Azevedo, atuou intensamente nesta semana, em conjunto com lideranças da Fenafisco e de sindicatos de outros estados, para conter o avanço do atual projeto de reforma da Previdência.
O senadores Paulo Paim (PT/RS) e Ronaldo Caiado (DEM/GO) e o deputado gaúcho Onix Lorenzoni (DEM) assinaram documento que pede abertura de CPI para investigar possíveis fraudes cometidas contra o sistema previdenciário nacional.
Nos dias 8 e 9, durante a 180ª edição da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) da Fenafisco, as lideranças trataram sobre questões sindicais, administrativas e temas de interesse nacional. Para debater sobre federalismo fiscal, a reunião contou com as participações do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator do projeto de reforma Tributária na Câmara dos Deputados, e Andre Horta, secretário de Tributação do Rio Grande do Norte e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Consefaz).
Hauly apresentou o projeto que prevê a extinção de sete tributos federais (IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins e salário-educação), do ICMS (estadual) e do ISS (municipal). Em troca, a proposta prevê a criação de outros três tributos: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o Imposto Seletivo e a Contribuição Social sobre Operações e Movimentações Financeiras. Confira o vídeo da transmissão via página do Fisco-RS no Facebook.
Horta falou sobre estratégias para fortalecer os fundos de Previdência estaduais e municipais. Confira o vídeo da transmissão.
Conforme relato do diretor de Comunicação do Sindifisco-RS, Christian Azevedo, que acompanha Malhani e Feltrin no CD, "é unanimidade a percepção de que a situação está ruim em todos os estados, com atrasos de salários e sérios ataques aos direitos dos servidores públicos".
O presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, elogiou a atuação do presidente Celso Malhani junto ao senador Ronaldo Caiado (DEM/GO). Alcântara afirmou que que, "graças a essa intervenção, o PLS 406/2016 (reforma no CTN) foi retirado da ordem do dia para que sejam realizados novos debates e, se necessárias, audiências públicas, abrindo espaço para as contribuições das entidades".