
Sindifisco-RS comemora 15 anos em almoço com filiados e convidados
Recepção foi realizada nesta segunda-feira (1º), no salão nobre da Associação Comercial de Porto Alegre
O Sindifisco-RS celebrou seus 15 anos de fundação em um almoço de confraternização que reuniu filiados e convidados nesta segunda-feira (1º), em Porto Alegre. O encontro destacou a importância da categoria na defesa da Administração Tributária do Estado e na valorização dos auditores-fiscais da Receita Estadual.
Resultado da união de diferentes entidades representativas, o Sindicato carrega uma trajetória que remonta a 1954, com a criação da Afeergs. Ao longo das décadas, a união com organizações como a Astef, o Sinfitergs, o Sindaf e o Sintaf/RS marcaram a história da categoria, até a consolidação do Sindifisco-RS, em 2010. [Confira a linha do tempo ao final]
Entre os marcos dessa caminhada, destaca-se a luta pela aprovação da Lei Orgânica da Administração Tributária (Loat), que fortaleceu o papel estratégico dos Auditores-Fiscais no desenvolvimento do Estado. Hoje, o Sindicato segue atuando na defesa da categoria e no aperfeiçoamento das políticas públicas de justiça fiscal no Rio Grande do Sul.
Em seu discurso, o presidente da entidade, auditor-fiscal Celso Malhani de Souza, destacou a atuação da categoria na arrecadação de recursos para o Estado e sua participação ativa na regulamentação da Reforma Tributária. A liderança expôs a preocupação da entidade sindical com a perda de arrecadação do Rio Grande do Sul e seus impactos futuros, defendendo a valorização da categoria como crucial para reverter essa situação. Malhani também destacou a luta contra a atual proposta de reforma administrativa, que, na forma que se encontra, visa a precarização do serviço público. O presidente do Sindifisco-RS reafirmou o compromisso do Sindicato com a defesa dos direitos dos servidores e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Confira alguns destaques da fala do presidente do Sindifisco-RS.
“Estamos inseridos na regulamentação da Reforma Tributária, buscando garantir que a tão sonhada Reforma possibilite uma tributação justa para que os contribuintes dos tributos, pagadores de tributos não sofram demasiadamente com o peso desses tributos sobre o consumo de bens e serviços.”
“A constitucionalização de tratamento isonômico com servidores da União aos membros da Administração Tributária foi uma das mais justas conquistas destes 15 anos. Além de envolver um número grande de entidades estaduais e federais no tema, trouxe aos auditores-fiscais da Receita Estadual o sentimento de justiça e dignidade.”
“Ao olharmos o passado, enxergamos a trajetória que consolidou os Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul como uma das carreiras mais qualificadas do Brasil, com competência e espírito público.”
“O olhar para o futuro nos deixa muito preocupados: O Rio Grande do Sul perdeu algum espaço no ranking federal de distribuição da arrecadação, vendo a sua fatia na divisão das receitas do IBS ficar menor, e isto terá algum impacto nos recursos gaúchos pelos próximos 50 anos.”
“O aumento do tamanho dessa fatia é o desafio que o Rio Grande tem em 2025 e 2026, fazendo um incremento, por menor que seja, na arrecadação e melhorando a média de participação no ranking nacional de receitas.”
“Os auditores-fiscais da Receita Estadual, profissionais representados pelo Sindifisco-RS, estão dispostos a se empenharem nesta tarefa e elevar o Estado, no que for possível, no ranking nacional, buscando garantir um volume de recursos maior do que o projetado atualmente.”
Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Gustavo Victorino, que prestigiou o evento ao lado do deputado Dr. Thiago Duarte, falou aos presentes sobre o reconhecimento daquela casa legislativa a respeito da importância do Sindifisco-RS e da categoria que o Sindicato representa. “O que pouca gente sabe é que esses profissionais [auditores-fiscais] são responsáveis pelo equilíbrio econômico e financeiro. Eles são responsáveis pelo equilíbrio social”, declarou o parlamentar. “Sim, porque a arrecadação é responsável pela oferta de serviços à estrutura pública que atende uma população inteira”, completou. O parlamentar sustentou que a sociedade nem sempre tem o conhecimento adequado sobre a importância do trabalho dos auditores-fiscais. “O Sindifisco-RS, quando foi criado, passou a tratar esse tema de uma forma absolutamente abrangente”, disse Victorino, que se referiu aos aprendizado obtidos a partir de conversas com os dirigentes do Sindifisco-RS, em especial com o presidente Celso Malhani, o que ele chamou de “uma lição de Sociologia”. O deputado finalizou dando os parabéns ao Sindifisco-RS e desejando vida longa à entidade, “uma instituição que transcende a mera reunião de profissionais de um segmento”, festejou. “Que o Sindifisco-RS tenha 25, 36, 50, 90 anos, porque ele sempre vai representar aqueles que trazem o equilíbrio social para todos nós”, finalizou sob aplausos dos presentes.
Os deputados Elizandro Sabino, Cláudio Tatsch, Delegada Nadine e Professor Bonatto prestigiaram o evento através de seus representantes.
Diversas autoridades e representantes de outras categorias de Estado prestigiaram o evento de aniversário ao lado da Diretoria da entidade:
Luiz Antônio Bins, ex-presidente do Sindifisco-RS e ex-secretário da Sefaz-RS, Vilson Romero (Agafisp), Rafael Monteiro (AsofBM), Eduardo Jaeger (Afisvec), Pedro Atz (Saúde Pas e Servicoop), Miriam Cunha e Luciena Dambros (Unimed Poa), Maurício Ramos Araújo Martins e Marcos Pizzato (Sindicirgs), Marlon Passos, Fernanda Passos, Janaína Balkey e Juliano da Silva Germano (Escritório Brunetti Castilhos), Mariana Porto Kock (Fesdt), Luciana Cana Casarotto (AMPRS), Johnny Bertoletti Racic (Aiamu), Cláudia Piccinini (Icatu), Alexandre Luzzi Rodrigues e Claudia Meyer (Afocef), Celso Malhani (Fenafisco), Amélio Corso Favaretto (Unefisco).
Também estiveram presentes os dirigentes da Sefaz-RS Juliana Debaquer, subsecretária do Tesouro do Estado, Jacó Braatz, subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Eloi Astir Stertz, subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Mário Luis Wunderlich dos Santos, corregedor-geral da Sefaz, Sônia Maria Tizoni, corregedora-geral substituta da Sefaz, Adriana de Oliveira da Silva (Depad/Sefaz-RS) e os colegas Delmirio Brandt de Souza, delegado representante do Sindifisco-RS, Ana Maria Pellini, secretária da Fazenda Municipal de Porto Alegre, Airto Ferronato, secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Humano de Porto Alegre. A diretorias anteriores do Sindifisco-RS estiveram representados nas presenças dos ex-presidentes Paulo Amando Cestari, Vicente Buzzatti, Irismar Tavares da Silva, Neusa Corsina Breigeiron, Ana Maria Viana Severo, Valmor Braga Simonetti, Eroni Izaias Nummer, Altemir Feltrin
A atual Diretoria do Sindicato tem a seguinte composição:
Diretoria Executiva
Presidente: Celso Malhani de Souza
Vice-presidente: Altemir Feltrin da Silva
Diretor de Políticas de Ações Sindicais: Darko Rodrigues Bufolin Kraciloviski
Diretor Administrativo: Felipe Blumel Caldeira
Diretor Financeiro: Ademar Petry
Diretor de Relações Parlamentares e Institucionais: Jose Eduardo Sestari Argenton Jasnievicz
Diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Paulo Ricardo Mähler
Diretor de Assuntos Técnicos: Luciano Barboza Garcia
Diretor de Comunicação e Integração Social: Eroni Izaias Numer
Diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas: Silvia Maria Benedetti Teixeira
Delegados Representantes
Delmirio Brandt de Souza
Ivani Beatriz Muller
Conselho Fiscal
Titulares
Vicente Buzzatti
Valmor Braga Simonetti
Donato Luiz Hubner
Suplentes
Nilton Donato
Augusto Ernesto Timm Neto
