Assembleia Legislativa homenageia os 20 anos da União Gaúcha em Grande Expediente
Diretor do Sindifisco-RS, Paulo Mähler representou o Sindicato na cerimônia que celebrou duas décadas da entidade que atua em defesa da previdência e dos servidores públicos estaduais
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, na tarde desta quarta-feira (12), um Grande Expediente em homenagem aos 20 anos da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG). A solenidade, proposta pelo deputado Dr. Thiago Duarte (União Brasil), celebrou duas décadas de atuação da entidade na defesa do sistema previdenciário, dos serviços e dos servidores públicos estaduais.
O Sindifisco-RS foi representado no evento pelo diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários, Paulo Mähler, que participou da cerimônia realizada no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre.
Criada em 2005, a União Gaúcha reúne atualmente 22 associações e sindicatos representativos do funcionalismo público estadual, consolidando-se como referência técnica e política na defesa da previdência pública, da saúde e dos direitos dos servidores do Estado do RS. O Sindifisco-RS, que integra a UG desde sua fundação, já ocupou a presidência da UG em três gestões, através de Celso Malhani, atual presidente do Sindicato dos auditores-fiscais da Receita Estadual do RS.
Ao longo dessas duas décadas, a entidade acompanhou de forma ativa os debates sobre as finanças do Estado, participou de comissões legislativas e promoveu estudos e proposições voltadas ao fortalecimento do Instituto de Previdência do Estado (IPE-PREV e IPE-Saúde).
Entre as ações recentes, destaca-se a atuação decisiva na crise do IPE Saúde, em 2024, quando a União Gaúcha obteve liminar favorável no Tribunal de Justiça e participou das negociações que restabeleceram o atendimento a cerca de um milhão de segurados.
A entidade também protocolou pedido, recentemente, sugerindo um projeto de lei que vise à vinculação dos reajustes das aposentadorias e pensões sem paridade ao mesmo índice e data aplicados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), buscando corrigir distorções criadas após a reforma previdenciária de 2019.
Reconhecida por sua atuação constante e organizada, a União Gaúcha mantém reuniões semanais na sede da Ajuris, em Porto Alegre, onde são debatidos temas estratégicos que impactam diretamente o serviço público e os servidores do Estado.
“A trajetória da União Gaúcha é marcada pela união e pela defesa intransigente da previdência pública e dos direitos do funcionalismo”, destacou o diretor Paulo Mähler, em referência à homenagem, concluindo que “o Sindifisco-RS orgulha-se de integrar essa história”.





