Notícias Sindifisco-RS
Discurso 5º aniversário Sindifisco-RS - 2015
Discurso do presidente do Sindifisco-RS, Celo Malhani de Souza no dia 6 de outubro de 2015.
Saúdo a todas as autoridades já nominadas pelo protocolo. As suas presenças, prestigiando este evento, nos orgulha. Faço uma saudação especial a todos os colegas Auditores-Fiscais da Receita Estadual com um abraço afetivo do Sindifisco-RS. Todos são parte dos 61 anos de nossa história, e agora de nosso quinto ano de fundação, trabalhando sempre para qualificar a vida em nosso Estado, no passado, presente e, tenho certeza, no futuro. Saúdo também as lideranças das demais categorias de servidores públicos de nosso Estado que nos prestigiam com suas presenças. Vocês são a mola propulsora do movimento sindical em nosso Estado, sempre em busca do verdadeiro equilíbrio de forças na sociedade. Não posso deixar de saudar e agradecer a presença dos parlamentares que nos prestigiam permanentemente com suas atenções e capacidade de diálogo. O Sindifisco-RS comemora hoje 5 anos de fundação, completados no último dia 2 de setembro, e 61 anos de história. Destes, 56 anos foram preenchidos pelas entidades representativas que o antecederam. Nesse tempo de atuação, o trabalho desenvolvido permanentemente pela nossa categoria contribuiu com o Estado gaúcho na busca por melhor qualidade de vida para o seu povo, nossa gente. Somos e queremos continuar sendo parte do Rio Grande que dá certo.
Falando de futuro: como já repetimos em diversos momentos, nossos colegas Auditores-Fiscais da Receita Estadual estão preparados e atuando para oferecer ao Estado do Rio Grande do Sul o melhor em termos de um serviço público qualificado e especializado na área da Receita Estadual e, ainda hoje, nas demais áreas onde atuam na Secretaria da Fazenda. Sim, é de futuro que estamos falando, de um Estado que tem gente preparada para ser parte importante da solução dos problemas que hoje o assolam.
Estamos vivendo tempos difíceis. Nosso País e, particularmente, nosso Estado passam por dificuldades que exigem da sociedade postura proativa sob a liderança de seus governantes. É preciso atuar para distribuir os esforços e restrições da forma mais equânime possível entre todos os segmentos desta sociedade. Esta é a maior arte: dividir os fardos de acordo com a capacidade que cada indivíduo da sociedade tem para carregá-los. O serviço público em nosso estado tem sido penalizado pela crise econômica, e está em momento especialmente delicado. Momento esse em que a nossa sociedade passa a se ressentir de uma parcial "ausência de Estado”, em especial em áreas vitais que compõem a missão do Estado na promoção do bem-estar social.
Nossa Subsecretaria da Receita Estadual padece, em especial, por carência quantitativa aguda de pessoal para atuar de forma mais ampla na busca dos recursos tão indispensáveis à promoção deste "bem-estar social” para nossa gente. O trabalho de nossas equipes, em especial quando adequadamente quantificadas, atua no sentido de promover mais justiça fiscal e, consecutivamente, justiça social. Atuamos na busca de um volume crescente de recursos para atendimento das demandas, também crescentes, de nossa gente. Colaboramos para que todos cumpram com suas obrigações tributárias, sem sobrecarregar os cidadãos e empresários cientes de suas obrigações sociais e fiscais.
Como já dissemos, nós somos parte da solução; garantimos a execução de nossa atividade, apesar das grandes turbulências ocorridas, como opção de garantir a higidez do Estado para a sociedade e para os demais servidores públicos, já tão sacrificados pelas circunstâncias. Na busca permanente por aprimorar nosso trabalho e seus resultados, em 2016 vamos fazer o nosso melhor em termos de produtividade para o nosso Estado, prática que tem sido uma constante em nossa atividade e deve ser aprimorada para enfrentamento das dificuldades que hoje atravessamos. Nossa categoria também buscará apresentar sugestões ao Estado para o enfrentamento da crise, sem propor milagres, mas, modestamente, a adoção de uma seleção de medidas que, em seus prazos, como parte de um conjunto, poderão contribuir, de forma relevante, no combate à crise que atravessamos.
Cientes de nossos compromissos sociais e profissionais, defendemos, permanentemente, a autonomia da administração tributária para que possamos oferecer um tratamento equânime a todos os contribuintes responsáveis pela formação do bolo de recursos que mantém o nosso Estado. Sem autonomia, senhores e senhoras, não há como adotar medidas tempestivas para viabilizar a busca desses recursos, que tanto fazem falta para nossa gente.
Parabéns a todos os colegas Auditores-Fiscais da Receita Estadual, que são parte destes 61 anos de história. Parabéns ao nosso Sindifisco-RS, entidade que há cinco anos congrega nossa categoria e continuará lutando por ela, em benefício de nosso Estado e do povo gaúcho!!! Obrigado!