O que aconteceu no Rio Grande do Sul foi uma tragédia sem precedentes. Não sei se funcionou COMO um aviso para olharmos A situação do planeta ou de alerta, na esperança de uma nova AURORA para o futuro, tornando-se a mola PRECURSORA para novos hábitos da população.
Foram dias sombrios, partindo DO anoitecer tranquilo para uma noite terrível, na qual o FAROL de um veículo de heróis voluntários ou DA viatura de bombeiros, mandados por alguma DIVINDADE para socorrer os necessitados, era a esperança de viver. Não FOI só O vizinho do lado e nem VINTE do bairro, mas sim milhares de atingidos. DE muitos impactados agora, muitos já tinham sido afetados em SETEMBRO do ano passado. Mal se sabia que aquele acontecimento era apenas O PRECURSOR de uma série de calamidades que ainda viria em várias cidades. De uma hora para outra, DA noite para o dia, as pessoas perderam a LIBERDADE de ficar em suas próprias casas, pois elas foram destruídas.
Por mais que MOSTREMOS as imagens, quem está longe não consegue mensurar o VALOR das perdas que a CONSTÂNCIA das chuvas e enxurradas causaram, NESTA que foi a maior e mais ÍMPIA enchente vivida no Estado. Não fosse o trabalho incrível E fundamental de milhares de voluntários anônimos e famosos, a destruição INJUSTA seria ainda maior. Esperamos que os cenários de GUERRA que restaram, SIRVAM para alinhar NOSSAS ações e produzir FAÇANHAS não vistas até agora. Sendo assim, criar novas esperanças, DE termos um ambiente melhor no nosso Estado, para ficar de MODELO aos homens, mulheres e A TODA criança, que já superou uma pandemia e ainda crê em um planeta TERRA melhor.
Não importa DE onde veio o exemplo ou o MODELO, toda A ajuda recebida, TODA a solidariedade demonstrada, sejam cruzando ruas alagadas ou removendo a TERRA de desmoronamento, demonstramos uma resiliência jamais vista, utilizando equipamentos de lazer para salvar vidas. Desejamos que as atitudes tomadas fiquem na memória e SIRVAM para, no futuro, salvar as NOSSAS coisas e mostrar que as FAÇANHAS, não apenas de profissionais treinados e habilitados, mas DE pessoas comuns e veículos de qualquer MODELO foram essenciais. Utilizaram desde Jet ski, barco, bote A TODA caixa improvisada que flutuava, para tirar pessoas e animais para a TERRA firme.
MAS a solidariedade NÃO pode parar. Tirar da área de risco não BASTA. Os voluntários foram além e PRA garantir o bem estar dos afetados cada voluntário teve que SER eficaz e LIVRE de dúvidas. O povo unido teve que SER destemido e FORTE, entrando na água com jeito AGUERRIDO, deixando evidente que pensar no próximo E agir é coisa de BRAVO, que pensa no POVO e QUE demonstra empatia, NÃO pensando só em si. Cada herói TEM um modo de agir com VIRTUDE, demostrando o amor ao próximo.
Todo este movimento não ACABA aqui. POR ter sido grande a destruição, atingir muita gente e SER com perspectiva de longo tempo a recuperação, é preciso que o auxílio seja contínuo, evitando que o cidadão atingido não fique ESCRAVO da própria situação.
Será necessário que MOSTREMOS toda a nossa capacidade e VALOR para que esta corrente de solidariedade tenha CONSTÂNCIA, e assim, não permanecermos NESTA situação ÍMPIA. Buscaremos reconstruir tudo de novo E a INJUSTA devastação que presenciamos fique no passado e possamos vencer esta GUERRA.
Não deixaremos de divulgar todas as atitudes heroicas para que SIRVAM positivamente e NOSSAS ações futuras sejam do mesmo quilate das FAÇANHAS realizadas pelos salvadores DE vidas. Muitos heróis são conhecidos, tantos outros anônimos, mas ambos trabalharam incansavelmente e construíram e demonstraram um novo MODELO de convivência e que serve de exemplo A TODA parte da TERRA.
Desta forma, DE repente uma nova postura pode surgir e o MODELO que queremos é destinado A TODA gente do planeta TERRA, destacando, principalmente, a solidariedade e amor. Que todas as roupas doadas SIRVAM para as NOSSAS crianças e adultos. Desejando que as FAÇANHAS não sejam só dos heróis, mas de todos nós. DE forma amadurecida pela dor, o MODELO seja A TODA pessoa, não importando em qual parte da TERRA ela esteja ou a sua condição social, credo, raça ou cor.
O gaúcho sempre teve orgulho deste Estado, que certamente será reerguido, mas a demonstração de solidariedade e união de todo o Brasil também confirma o orgulho do gaúcho de ser brasileiro.
A cada doação recebida, a cada pix feito e a cada ação desenvolvida para reconstruir o Rio Grande do Sul emociona cada um de nós gaúchos e enche de esperança todos os que foram arrasados pela tragédia.
Muito obrigado aos brasileiros de todos os Estados do Brasil.