14/09/2009
O dia 14 de setembro será lembrado como um marco na história da representação sindical dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil. A partir de hoje, após um processo de unificação que durou mais de dois anos, os Auditores-Fiscais oriundos das Receitas Federal e Previdenciária passam a ser representados por um único sindicato: o Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).
As bases do desafio de unir duas entidades com históricos tão distintos – Unafisco e Fenafisp – foram lançadas com a sanção da Lei 11.457, de 19 de março de 2007, que determinou a fusão dos Fiscos. Com a mudança que passou a viger em maio daquele mesmo ano, Auditores-Fiscais da Receita Federal e da Previdência Social passaram a integrar o mesmo cargo – o de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.
A missão do Unafisco e da Fenafisp, a partir daquela data, foi, por meio de um processo democrático, promover uma unificação que conciliasse culturas sindicais diferentes, de forma harmônica, sem rupturas drásticas com o passado de cada entidade e sem causar divergências que pudessem por em xeque todo o processo de unificação.
A unificação do Unafisco com os sindicatos estaduais da base da Fenafisp começou, de fato, a partir da Assembleia Nacional realizada em 11 de setembro de 2008, quando Auditores-Fiscais de todo o país aprovaram a estrutura da nova entidade (sindicato de base nacional com representação única) e o calendário da unificação, que já haviam sido discutidos e aprovados em Plenária Nacional Conjunta, realizada em São Paulo nos dias 28 e 29 de agosto de 2008.
O Congresso de Unificação, realizado entre os dias 13 e 18 de abril de 2009, em Brasília, quando os delegados eleitos pela Classe aprovaram a minuta do Estatuto da nova entidade, teve papel relevante no processo de unificação, vez que serviu para superar obstáculos e unificar o entendimento de como deverá ser o perfil da nova entidade sindical. Posteriormente, tal minuta foi posta à apreciação de uma Assembleia Nacional, realizada em 7 de maio, que referendou por absoluta maioria não apenas esse texto, mas todo o processo de unificação.
A conclusão dessa fase democrática de debates abriu caminho, enfim, para a organização do processo eleitoral com vistas a eleger a primeira Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco, bem como as direções locais de cada Delegacia Sindical da nova representação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil.
Em 15 de maio, a Classe aprovou também em Assembleia Nacional o Regimento Interno das Eleições e os nomes indicados para compor a Comissão Eleitoral Nacional. A campanha eleitoral – que envolveu três chapas e durou cerca de dois meses – culminou com dois dias de votação (em 11 e 12 de agosto), que consagraram a chapa Opinião e Unidade como vencedora do pleito, com 2.228 votos a frente da segunda colocada.
Com a proclamação oficial desse resultado, em 24 de agosto, e com a posse da primeira diretoria do Sindifisco Nacional, que ocorre hoje, 14 de setembro, os Auditores-Fiscais concluem mais uma etapa de uma história rica em conquistas e dão início a uma nova fase.
Nós, diretores que assumimos essa responsabilidade de conduzir o Sindifisco até o dia 1° de janeiro de 2012, temos a certeza de que contaremos com a participação da totalidade dos Auditores em todos os momentos dessa nova luta.
Somos conscientes da missão que temos pela frente: defender os interesses de um total de 25.100 filiados (entre ativos, aposentados e pensionistas), representados por um dos sindicatos mais fortes do serviço público federal: o Sindifisco Nacional