05/04/2016 Folha de São Paulo
Servidores públicos paulistas de diferentes carreiras protestaram nesta segunda (4) em frente ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contra um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e que, segundo eles, trará prejuízos ao funcionalismo.
O ato foi convocado pelo Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp), que calculou terem participado cerca de 3.000 pessoas. Segundo a Polícia Militar, o protesto ocorreu das 10h às 12h30 e não teve incidentes. A PM não fez estimativa de público.
Os servidores são contrários ao Projeto de Lei Complementar 257/2016, que estabelece um plano de auxílio aos Estados e ao Distrito Federal por meio da renegociação das dívidas com o governo federal. Em troca, são exigidas várias contrapartidas, como a suspensão de novas contratações e
a redução de gastos com o funcionalismo.
Segundo o presidente do Sinafresp, Alfredo Maranca, os servidores se preparam para enfrentar o projeto com uma greve. "Esse projeto viola conquistas históricas dos trabalhadores do setor público", afirmou.
"Os governadores, em conluio, estão querendo que os servidores estaduais paguem a conta dos desvios da corrupção e da falência da administração pública. Nós não concordamos com isso", disse o deputado federal Major Olimpio (SD-SP), contrário ao projeto de lei.
De autoria do Poder Executivo, o texto tramita na Câmara em regime de urgência.