Notícias
15/06/2016 Zero Hora
Entidades acompanham protesto na Sefaz
O presidente da Afisvec, Altemir Feltrin, e o diretor de Comunicação da Afisvec e Sindifisco-RS, Christian Azevedo, acompanharam, na manhã desta quarta-feira (15), o protesto e invasão feita por estudantes ao prédio da Secretária da Fazenda do RS na Av. Mauá em Porto Alegre.
Um grupo de estudantes ocupou o prédio da Secretaria Estadual da Fazenda, em Porto Alegre, no início da manhã desta quarta-feira.
Os secundaristas, do Comitê das Escolas Independentes, são contrários ao acordo feito por alunos ligados a entidades estudantis e governo do Estado, que estabeleceu a desocupação da Assembleia Legislativa na terça-feira.
Os secundaristas reivindicam mais verba para melhoria das escolas R$ 240 milhões, e não os R$ 40 milhões garantidos pela Secretaria Estadual da Educação e retirada em definitivo do PL 44/2016 e do PL 190/2015. No acerto entre estudantes que estavam no legislativo e o governo, a Secretaria garantiu o prolongamento da discussão e votação do texto só no ano que vem.
A escolha da sede da Fazenda, conforme os alunos, está ligada à questão da liberação de recursos. Ainda na manhã desta quarta-feira, eles devem fazer uma discussão sobre as pautas mínimas que devem ser atendidas para a liberação do local — entre as ações, deve estar uma reunião com o comando do Executivo.
Funcionários que chegaram para trabalhar neste início de manhã foram surpreendidos com as portas fechadas.
— Fui até o outro lado (na Siqueira Campos), por onde entro, e estava fechado. Agora, é esperar — disse a servidora Katyene Barreto, 25 anos, diante da portaria da Mauá.
— Estava iniciando o trabalho e fui pego de surpresa. Vamos ver o que a meninada vai fazer — relata o motorista Vilmar Souza da Silva.