Notícias
13/07/2016 Sindifisco-PA
O Fisco na luta contra o PLP 257
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16, enviado ao Congresso Nacional, continua com prioridade para ser votado. A proposta do projeto que prevê o refinanciamento da dívida dos Estados e do Distrito Federal, terá um efeito devastador sobre os servidores públicos das três esferas de governo, caso seja aprovada.
A discussão continua na pauta, e o Governo Federal, quer colocar novamente em votação o Regime de Urgência. É importante que todos os servidores públicos, de todas as esferas, enviem e-mails para os deputados federais, principalmente os de seus Estados, para que o projeto não seja aprovado em plenário.
Os servidores não são contra o refinanciamento da dívida, porém a contrapartida cobrada pela União atenta contra o Federalismo, o serviço público de qualidade e agride os servidores públicos como únicos responsáveis do endividamento. Por isso, é importante a mobilização em todo o país para pressionar os deputados federais e evitar que esse projeto seja aprovado.
Entre os prejuízos para o serviço público estão:
- Suspensão de concursos públicos;
- Congelamento dos salários;
- Redução drástica das despesas com contratações;
- Aumento da alíquota da contribuição previdenciária dos servidores, de 11% para 14%;
- Redução de benefícios com reajustes e triênios;
- Possibilita a venda do patrimônio público;
- Desconsidera a função das Assembleias Legislativas;
- Os Estados terão que instituir a previdência complementar (fundos de pensão) na modalidade "contribuição definida”, ou seja, onde o servidor sabe com quanto contribui, mas não sabe quanto vai receber, pois os recursos serão aplicados no mercado financeiro, dominado por grandes bancos e investidores;
- Plano de Desligamento Voluntário (PDV), onde servidores abrem mão de suas carreiras em troca de um pacote de "benefícios” e adiantamentos, experiência de resultado negativo para muitos funcionários do Banco do Brasil e da Petrobras, em outros momentos da história do país.
- Contamos com todos para acionarmos nossos Deputados Federais a votarem contra o PLP 257 e defenderem a Sociedade, o Estado e o serviço público.
O Sindifisco-RS apoia a iniciativa e reitera a importância de que todos os servidores públicos cobrem dos deputados federais que o projeto não seja aprovado em plenário.