O presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, e os diretores Ivani Muller e Christian Azevedo, junto a dirigentes sindicais de mais de 30 entidades do Fisco estadual brasileiro, participou da 176ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco, realizada no dias 10 e 11 desta semana em Brasília (DF).
No primeiro dia de reunião, os dirigentes sindicais relataram as experiências regionais de suas bases, a situação dos projetos de interesse do Fisco em seus estados, além de temas como Reforma Estatutária; Previdência, Reforma Tributária e PLP 257/2016, PEC 241/2016.
Durante o encontro, também foram tratadas questões referentes ao processo eleitoral 2016/2019, trabalhos no Congresso Nacional, campanha da PEC 186/2007, além do XVII Conafisco, que nesta edição tem como tema principal "Sonegação é crime, quem paga a conta é você”, evento este que acontecerá em Belém-PA, entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro.
Na avaliação dos dirigentes do Sindifisco-RS, "cada vez mais, os acontecimentos em Brasília têm afetado diretamente as questões que envolvem a carreira do Fisco. As reuniões do CD têm sido muito importantes para alinhar informações e estratégias de atuação junto ao Congresso Nacional. A participação do Sindifisco-RS tem sido decisiva nessas reuniões e esse fato deve ser reforçado ainda mais, visando à defesa de nossos direitos e a busca por novas conquistas".
Para o presidente Celso Malhani, "a atuação da Fenafisco foi decisiva para a mudança do PLP 257. A entidade esteve presente do início ao fim do processo e foi de sua iniciativa o destaque que resultou na exclusão do dispositivo que prejudicava os servidores".
"Na fala das situações locais, expus a situação de atraso nos salários, insucesso nas tentativas de execução da sentença que manda pagar e nas tentativas de diálogo com secretário e governador. Além do tratado sobre a atuação sindical junto a políticos, expus nossa condição de já executar ações há tempo, porém salientando que se trata de trabalho árduo, continuo e o cenário se renova a cada eleição. Na mesma linha, salientei que há necessidade de planejamento das ações sindicais e melhoria/novo foco na mobilização das bases", relatou a diretora Ivani Muller
O diretor Christian Azevedo defendeu que a união deve se tornar um princípio basilar da atuação da Fenafisco e de todo Fisco. "O diálogo deve sempre imperar, pois as divisões internas somente prejudicam a nós mesmos", afirmou.
Participação decisiva
Nos dias 08 e 09 de agosto, a participação política do Fisco estadual e distrital, fortaleceu a mobilização, no salão verde da Câmara dos Deputados, contra o PLP 257/16, trabalhando em defesa da administração pública, com o claro objetivo de barrar as ameaça propostas ao serviço público, fruto da renegociação da dívida dos estados com a União.
O presidente da Fenafisco, Manoel Isidro dos Santos Neto aproveitou a ocasião para conclamar aos sindicatos filiados à Federação que continuem enviando o máximo de representantes à Brasília, a fim de somar esforço no acompanhamento de projetos de interesse do Fisco, que tramitam na Câmara e Senado.
Está marcada para o mês de setembro a 177ª reunião rxtraordinária do Conselho Deliberativo, que será realizada em Porto Velho-RO.
Dirigentes do Fisco estadual e distrital reforçam o espírito de luta pela aprovação da PEC186/2007, como instrumento efetivo no combate à corrupção e sonegação fiscal, para que seja consolidado um Estado Social de Direitos, dotado de transparência e equilíbrio nas contas públicas, capaz de construir um país mais justo e solidário.
Nas sedes administrativas do Sindifisco-RS e da Afisvec, estão disponíveis as folhas para coletas de assinaturas em apoio à PEC 186. Assine e ajude a coletar assinaturas, levando cópias das folhas e solicitando a familiares e amigos.