Notícias
05/09/2016 Imprensa Fisco-RS
Sindifisco-RS comemora sexto aniversário
Evento foi prestigiado por filiados e autoridades do Estado.
No dia 2 de setembro, quando o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS) completou seis anos de fundação, a Diretoria Executiva da entidade recebeu em sua sede náutica, localizada no bairro Assunção, em Porto Alegre, os convidados que prestigiaram a comemoração do aniversário da entidade sindical representativa dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual.
Oriundo de outras entidades que lhe deram origem (confira
aqui), o Sindifisco-RS conta com uma trajetória de mais de sessenta anos em defesa da categoria responsável pela Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul.
O presidente do Sindicato, Celso Malhani de Souza, deu as boas-vindas aos presentes e falou, durante seu discurso, sobre a história da entidade, lembrando as dificuldades e as conquistas alcançadas pela categoria através da intensa luta sindical e do trabalho qualificado dos auditores-fiscais da Receita Estadual, junto ao Estado do Rio Grande do Sul, em prol da sociedade gaúcha. "Nossos colegas, mais uma vez, trabalham diretamente no enfrentamento de mais uma fase aguda de crise financeira, na qual nosso Estado encontra-se mergulhado há longa data", afirmou Malhani.
O presidente do Sindifisco-RS aproveitou a ocasião para reforçar a tese que defende a importância da autonomia da Administração Tributária para o Estado e para a sociedade gaúcha. "É certo que diante de uma Administração Tributária forte e com autonomia para encaminhar tecnicamente os interesses da sociedade quanto à gestão de seus tributos, sucumbiriam interesses que não os exclusivos da sociedade, e a crise – que até poderia eventualmente permear nossas contas - não se instalaria confortável e definitivamente como regra de gestão". Confira a íntegra do discurso
aqui.
Representando o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, o secretário adjunto da Fazenda e ex-presidente do Sindifisco-RS, Luiz Antônio Bins, também representando o Presidente da Fundação Escola Superior de Direito Tributário, transmitiu à Diretoria Executiva e aos filiados presentes o sentimento de apreço externado pelo governador José Ivo Sartori e pelo secretário da Fazenda, Giovani Feltes, em relação à categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual. "Em tempos de crise, temos que ficar atentos para não perder direitos e, tão logo seja possível, continuarmos avançando", ressaltou Bins. O secretário também lembrou que o prazo final para nomeação dos aprovados no último concurso para Auditor-Fiscal da Receita Estadual está próximo e afirmou que "o secretário Giovani Feltes não tem deixado de lutar, cotidiana e diariamente, para que a gente possa conseguir as nomeações".
"A Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul é forte e é exemplo para todo o país porque foi construída por muitos desses auditores que hoje estão aqui e já são aposentados", disse o vice-presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), João Marcos de Souza, que viajou ao Rio Grande do Sul para prestigiar o aniversário da entidade sindical filiada à Federação. Ele lembrou que a Administração Tributária é a única categoria que é essencial ao funcionamento do Estado. "Não existe Estado sem Administração Tributária, não existe Estado sem o Fisco", disse. "Nesse momento de dificuldades, somos nós os responsáveis maiores por fornecer as ferramentas para superar a crise", concluiu.
Os vereadores Airto Ferronato e Lourdes Sprenger, que concorrem à releição, fizeram uso da palavra para parabenizar o Sindifisco-RS e a categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS.
Também prestigiaram o evento Mário Luis Wunderlich dos Santos, subsecretário da Receita Estadual do RS, Leonardo Busatto, subsecretário do Tesouro do Estado, Alvaro Panizza Salomon Abi Fakredin, subsecretário da Cage, Newton Guaraná, supervisor de Administração da Sefaz-RS, Valmor Braga Simonetti, ex-presidente do Sindifisco-RS, Eroni Izaias Numer, ex-presidente do Sindifisco-RS e secretário adjunto da Fazenda Municipal de Porto Alegre, Antônio Carlos Ferreira Kehrwald, subsecretário adjunto da Cage, Airto Ferronato, vereador de Porto Alegre, Lourdes Sprenger, vereadora de Porto Alegre, Carlos Mario Lima de Souza, coordenador do Profisco, João Marcos de Souza, vice-presidente da Fenafisco, Celso Malhani de Souza, presidente do Sindifisco-RS, Paulo Velton Kronbauer, diretor Administrativo do Sindifisco-RS, Paulo Ricardo Mahler, diretor Financeiro do Sindifisco-RS, Ademar Petry, diretor de Assuntos dos Aposentados e Pensionistas do Sindifisco-RS, Vicente Buzzatti, diretor de Relações Parlamentares e Institucionais do Sindifisco-RS, Diego Degrazia da Silveira, diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários do Sindifisco-RS, Jorge Ritter de Abreu, diretor de Assuntos Técnicos do Sindifisco-RS, Abel Henrique Ferreira, presidente da Afisvec, Gonar Paulo Fernandes, vice-presidente da Afisvec, Berenice Maria Longo, diretora Social e de Eventos da Afisvec, Tanísia Martini Vilariño, diretora de Comunicação da Afisvec, Ana Prado, integrante do Comitê Técnico do Prêmio Gestor Público, Pedro Gabril Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do RS, João Batista Custódio Duarte, diretor do Sescon-RS, representando o presidente Diogo Ferri Chamun, Eduardo Mesquita, da Agergs, Jocelaine Gomes Porto, presidente do Conselho Fiscal do Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça e Catia Ribeiro Aguiar, diretora Financeira do Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça.
Confira
aqui as fotos do evento.