05/04/2018 Imprensa Sindifisco-RS
Mais de 140 filiados aposentados participaram do encontro promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS).
Recepcionados pela Diretoria, os auditores-fiscais que participaram do II Encontro dos Aposentados e Pensionistas do Sindifisco-RS, realizado no dia 6 de abril na Sociedade Germânia, em Porto Alegre, puderam apreciar uma programação que teve inicio às 9h30 e se estendeu até as 17h.
O diretor de Aposentados e Pensionistas da entidade, Ademar Petry, deu as boas-vindas ao grupo e salientou que o Sindifisco-RS também tem trabalhado na defesa dos interesses dos auditores-fiscais aposentados. “O evento tem o objetivo de ampliar a integração da categoria e manter todos os filiados aposentados informados sobre as atividades sindicais e sobre aspectos importantes do da nossa sociedade”, afirmou Petry. O diretor também ressaltou a importância do grupo se manter unido e lembrou que a atividade desempenhada pelos profissionais agora aposentados deixou um legado importante para a categoria e para o Estado. “Mesmo aposentados, somos Auditores-Fiscais da Receita Estadual”, concluiu a liderança.
O presidente Celso Malhani saudou os presentes, reforçando a necessidade cada vez maior de que todos os filiados se mantenham unidos e participantes das atividades do Sindicato.
Malhani, que também participa da Diretoria da Federação Nacional dos Fiscos Estaduais e Distrital (Fenafisco) e teve um importante papel na defesa dos interesses dos trabalhadores ativos e aposentados no processo que freou o avanço da reforma da Previdência, apresentou alguns dos principais pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 que representam riscos de retrocesso aos direitos adquiridos.
“A reforma da Previdência está parada, mas pode ser retomada a qualquer momento”, frisou. O presidente do Sindifisco-RS disse que o encontro também tem o objetivo de mobilizar os filiados. “Gostaríamos que todos os presentes multiplicassem essa mobilização com os demais colegas”, sugeriu. “O caminho está apertado para nós”, finalizou Malhani.
Caminhos para uma vida saudável
Com foco na saúde e no bem-estar da vida na maturidade, a doutora Sonia Umbelino, palestrante contratada pelos organizadores do evento para dar dicas e orientações para uma vida mais saudável, iniciou apresentando uma linha histórica da evolução da longevidade. A médica do Rio Grande do Norte salientou que, atualmente, as pessoas vivem mais e que as doenças da maturidade existem, em maior parte, em decorrência de danos crônicos (cumulativos). Nesse sentido, indicou que a melhor atitude é a prevenção, seguida da manutenção da saúde e, quando necessário, o tratamento adequado. “A medicina funcional integrativa se baseia no equilíbrio hormonal e do metabolismo”, explicou. A palestrante deu dicas de como fazer acompanhamento da situação da saúde e buscar tratamentos corretivos. Umbelino também falou da importância dos exercícios físicos, da meditação, rezas e do cultivo de pensamento positivos.
Confira aqui o canal da médica no YouTube com mais dicas para a saúde. Se preferir, acesse o site.
Intervalo artístico
O filiado aposentado Athos Pereira Borges apresentou um repertório de musicas tocadas em um bandoneón.
Na sequência, o filiado Airto Ferronato, vereador de Porto Alegre, anunciou que nas próximas eleições estará concorrendo para o cargo de Deputado Estadual.
Eleições 2018
Com a palestra O futuro do RS e do Brasil: o quadro político eleitoral em 2018, o cientista político de Caxias do Sul Rodrigo Giacomet apresentou uma análise de possíveis cenários para o próximo pleito eleitoral. Giacomet fez algumas reflexões sobre o momento político do Brasil e salientou que situação tensa também ocorre em outros países atualmente. O cientista político também apresentou um estudo sobre a formação do voto na cabeça do eleitor. No caso do RS, lembrou que os gaúchos não têm por hábito reeleger governadores e costumam apostar nas mudanças, mas que essa situação poderá ser alterada em algum momento.
Palestra Mágica
O mágico Jardel Beck alegrou os participantes do encontro com uma animada palestra repleta de truques mágicos que envolveu os participantes do II Encontro de Aposentados e Pensionistas do Sindifisco-RS. Os diversos truques apresentados ao longo de uma hora e quinze minutos contaram com participações especiais de alguns aposentados que se dispuseram a colaborar nas “magicas” de Beck.
O evento também foi prestigiado pelo vice-presidente da Febrafite Marcelo Mello e teve distribuições de brindes da Icatu Seguros, entregues diretamente pelo diretor Raul Lopardo.
Confira alguns momentos do evento na cobertura da TV Sindifisco-RS clicando aqui.
Veja mais fotos clicando aqui.