23/04/2018 Imprensa Sindifisco-RS
Nos dias 20 e 21 deste mês, as entidades representativas dos auditores-fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Sindifisco-RS e Afisvec, realizaram a 19ª edição do Encontro do Fisco Estadual Gaúcho. O evento técnico da categoria responsável pela administração tributária do Estado foi realizado no hotel Continental, em Canela, na Serra Gaúcha. Mais de 170 profissionais participaram do Encontro.
A programação contou com palestras sobre propostas de reforma tributária, equilíbrio fiscal, crescimento econômico, e Previdência para carreiras de Estado. Na sexta-feira (20), primeiro dia o Encontro, a pré-conferência do evento tratou sobre inovação e trabalho à distância no setor público, com apresentação da painelista Florência Ferrer.
Na abertura oficial do evento, às 19h, além das presenças dos presidentes Celso Malhani (Sindifisco-RS) e Abel Ferreira (Afisvec), estavam o secretário da Fazenda estadual, Luiz Antônio Bins, na ocasião representando o governador do Estado, e lideranças da Secretária da Fazenda do RS. Também compuseram a mesa dirigentes de entidades representativas do funcionalismo público gaúcho e nacional, além do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), dos deputados estaduais Juliano Roso (PCdoB) e Pedro Ruas (Psol), e do vereador de Porto Alegre Airto Ferronato (PSB).
Nos discursos dos anfitriões do evento, foi ressaltado que a intenção da categoria dos auditores-fiscais é contribuir para que o Estado supere a atual crise financeira e possa retomar o crescimento e os investimentos em serviços públicos.
“Nós, auditores-fiscais, somos responsáveis pela busca dos recursos tributários necessários para que o Estado possa cumprir com suas atividades constitucionais de prestar serviços ao povo gaúcho”, disse o presidente da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS, Abel Ferreira.
Na visão do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS, Celso Malhani, “é preciso que o nosso Estado comece a olhar o caminho de enfrentamento da crise pelo viés de aumento das receitas”. Segundo Malhani, “o investimento em soluções pela via do trabalho da Receita Estadual nos permitirá o enfrentamento crescente e sustentável de nossas dificuldades financeiras”, completou.
No sábado (21), a mesa do primeiro painel, Propostas de Reforma Tributária, sob a presidência do auditor-fiscal Jorge Ritter de Abreu, diretor do Sindifisco-RS, foi composta pelo presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcântara, pelo auditor-fiscal e professor aposentado da Ufrgs Eugênio Lagemann e pelo presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Juracy Braga Soares Junior.
O jurista Juarez Freitas, o ex-deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha e o auditor-fiscal Vinicius Pimentel Freitas foram os palestrantes do segundo painel, Receita Estadual e Equilíbrio Fiscal, que teve como presidente de mesa o auditor-fiscal Paulo Amando Cestari.
Para debater a retomada de crescimento econômico do RS o 19º Encontro do Fisco contou com as palestras do secretário da Fazenda estadual do RS, Luiz Antônio Bins, ex-presidente do Sindifisco-RS, do vice-presidente da Febrafite Marcelo Ramos de Mello, do auditor-fiscal Marcelo Spilk e do ex-deputado federal Irajá Rodrigues. O terceiro painel foi presidido pelo auditor-fiscal aposentado e vereador Airto Ferronato.
Durante sua palestra, Bins anunciou a abertura de novos concursos para os cargos da Secretaria da Fazenda. Confira aqui a entrevista concedida à TV Sindifisco-RS com a confirmação do anúncio.
O tópico Carreiras de Estado e Previdência foi abordado por Cláudio Martinewski, desembargador representante da Ajuris e presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, Marcela de Farias Vargas, presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs), e Sérgio Hiane Harris, da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS).
O cerimonialista e mestre de cerimônias Paulo Kronbauer conduziu os trabalhos do evento.
Já tradicional no Encontro do Fisco, as doações realizadas pelos participantes e pelas entidades realizadoras do evento foram distribuídas para a Apae de São Francisco de Paula, Apae de Canela e Casa Lar, também de Canela. No total, as entidades assistenciais receberam o valor de R$ 10,5 mil em doações.
Notícias no Correio do Povo
Confira aqui (em breve) o programa especial produzido pela TV Sindifisco-RS com entrevistas e a cobertura do evento.
Material apresentado pelos palestrantes.
O conteúdo completo das palestras será apresentado na 15ª edição da revista Enfoque Fiscal.