Notícias
07/06/2018 Imprensa Sindifisco-RS / Fenafisco
Sindifisco-RS participa de Fórum Internacional Tributário
Maior e mais abrangente evento brasileiro sobre tributação, o Fórum Internacional Tributário (FIT), realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho em São Paulo, reuniu diversos especialistas dos quatro continentes. Além do Brasil, estiveram presentes representantes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Chile, China, Dinamarca, Espanha, França, Índia, México, Rússia e Suécia. O Fórum foi realizado pela Federação Nacional do Fisco Federal e Distrital (Fenafisco) e pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), com apoio do Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Sinafresp).
A abertura do Fórum contou com a palestra do economista irlandês Marc Morgan, da Paris School of Economics (França). Segundo Morgan, que é aluno do renomado economista Thomas Piketty, “a base tributária brasileira, focada no consumo, alavanca as desigualdades sociais no país”.
No conjunto, os palestrantes apresentaram - para uma plateia diária com mais de 700 participantes - um mapeamento geral das políticas tributárias e sociais de seus países. Realidades nacionais distintas evidenciaram as grandes diferenças de sistemas tributários de países como Dinamarca e Suécia - posicionados no topo da pirâmide de renda, distribuição de riquezas e qualidade de vida - e Índia e México, países com estruturas e realidades econômias mais próximas às do Brasil, que ainda enfrentam sérios problemas relacionados à pobreza e à concentração de renda. O conceito norteador do Fórum foi o movimento
Reforma Tributária Solidária, que tem o objetivo de corrigir as grandes distorções do sistema tributário brasileiro para combater a probreza e a desigualdade social. A proposta do movimento tem base em um estudo realizado por mais de 40 especialistas em tributação.
Confira mais detalhes, abaixo, na cobertura conjunta realizada pelos profissionais de imprensa da Fenafisco e da Anfip. Em breve, disponibilizaremos aqui no site do Sindifisco-RS os vídeos das palestras que foram gravados pela organização do evento.
O encerramento do FIT foi marcado pela assinatura da carta de consenso "A Reforma Tributária Necessária: diagnósticos e premissas".
Livro “A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas” | Baixe aqui
As entidades organizadoras, que representam as categorias dos auditores-fiscais estaduais e federais do Brasil, entregarão a carta a todos os candidatos à Presidência da República. Todos os pré-candidatos foram convidados para falarem no evento. Compareceram Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Guilherme Boulos (PSOL-SP), José Maria Eymael, (DC-RS), Paulo Rabello de Castro (PSC) e João Goulart Filho (Pátria Livre). A senadora Gleisi Offmann esteve represenando a candidatura do Partido dos Trabalhadores.
Leia mais:
Confira os vídeos dos depoimentos:
Confira os slides e conteúdo apresentado nas palestras clicando aqui.