Notícias
21/03/2019 Sindifisco-RS
Diretoria do Sindifisco-RS participa de almoço com governador do Estado
Após palestra, governador reafirma compromisso de visitar o Sindicato
Ao informar que sofre com dores na lombar em razão de duas hérnias de disco da coluna vertebral, o governador do RS iniciou sua palestra ontem (20) no Tá na mesa (Federasul) buscando ilustrar uma relação comparativa entre o diagnóstico detalhado realizado pelo médico que lhe atende e a necessidade de efetuar uma análise profunda para identificar as causas do que chamou de desajuste das contas do Estado.
A palestra de Eduardo Leite lotou o salão nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre, e teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara, do vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., do deputado Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia, além de lideranças políticas, empresariais, sindicais e associativas. O Sindifisco-RS esteve representado pelo vice-presidente da entidade, Altemir Feltrin, e pelo diretor Christian Azevedo.
O governador enfatizou que parte dos problemas do Estado está relacionada ao déficit na Previdência – R$ 12 bi anuais, na conta do governo – e que efetuará uma “reestruturação profunda” na estrutura de carreiras do serviço público. Na casa do empresariado gaúcho, Leite disse que estão nos planos do governo as reduções dos custos com impostos e logística. Ainda em clima de estreitamento de relações com a classe empresarial, o governador anunciou o lançamento do programa RS Parcerias, que será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira.
Uma receita do Sindifisco-RS
Questionado pela presidente da Federasul, Simone Leite, sobre o pagamento que os empresários terão de fazer em ocasião de diferença do ICMS recolhido a menor no regime de substituição tributária, Leite defendeu que a medida é necessária para proporcionar maior justiça fiscal no sistema tributário, pois aqueles que pagam a mais também terão direito de serem ressarcidos. Essa é uma das cinco receitas apresentadas pelo Sindifisco-RS durante o governo Sartori. A medida pode ampliar a receita do Estado e corrigir distorções no pagamento do ICMS.
Ao final do evento, o governador Eduardo Leite reafirmou aos dirigentes do Sindifisco-RS presentes no almoço a intenção de visitar o Sindicato.