O lançamento do 18º Prêmio Gestor Público (PGP) foi realizado nesta terça-feira (9) no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Na presença de autoridades políticas e representantes de entidades apoiadoras, foram assinados os termos de participação especial com a Assembleia gaúcha e de apoio com a TVE e FM Cultura (Fundação Piratini), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio RS), Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Federação dos Municípios do RS (Famurs). O PGP tem o patrocínio do Banrisul.
Nesta edição, o Prêmio Gestor Público destaca o tema Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável. As prefeituras municipais já podem inscrever seus projetos, de todas as áreas de governo, no site www.premiogestorpublico.org.br.
Os presidentes do Sindicato da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS), Celso Malhani de Souza, e da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), Marcelo Ramos de Mello, saudaram os presentes, agradecendo as parcerias e o trabalho voluntário dos auditores fiscais que atuam na realização do Prêmio Gestor Público.
Primeiro a falar em nome das entidades realizadoras do PGP, o presidente da Afisvec agradeceu a presença e a parceira das entidades e falou da importância dos projetos para a sociedade. "O objetivo não é apenas termos ganhadores, o mais importante é que eles se multipliquem e cada ano possamos ter cada vez mais inscritos", comentou.
Conforme o presidente do Sindifisco-RS, “o objetivo desta edição do Prêmio Gestor Público é fomentar o debate, ampliar a consciência social e reconhecer publicamente os melhores projetos dos gestores públicos municipais em prol de suas comunidades”. Em relação ao tema destacado neste ano, lembrou que a sociedade tem testemunhado grandes alterações climáticas e sendo dramaticamente atingida por catástrofes como as de Mariana e Brumadinho. “Nada mais sensato do que trazermos esse importante tema para o centro do debate, buscando abordá-lo de forma proativa, preventiva e resolutiva”, explicou. O presidente do Sindifisco-RS ressaltou, ainda, que “são os gestores públicos que têm o voto e a confiança da sociedade para defendê-la e, ao mesmo tempo, abrir caminhos para o progresso, a evolução enquanto seres individuais e coletivos”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), que estava acompanhado dos deputados Carlos Búrigo (MDB), Zila Breitenbach (PSDB) e Franciane Bayer (PSB), salientou a difícil missão de ser prefeito nos dias atuais e parabenizou as entidades pela realização do PGP. “O Rio Grande do Sul realmente carece que exaltemos os bons exemplos”, exclamou Lara.
As inscrições de projetos podem ser realizadas até o dia 29 de junho.