06/11/2019 Imprensa Sindifisco-RS
Com trinta e oito projetos premiados, os trinta e cinco municípios vencedores de Prêmio Gestor Público (PGP) 2019 receberam as premiações durante solenidade realizada pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec - entidades representativas da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS - na noite desta terça-feira (5) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. A temática em destaque nesta edição do PGP é Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável.
Além das presenças de prefeitas e prefeitos gaúchos, que vieram acompanhados de suas equipes vencedoras, também estavam no evento auditores fiscais, representantes de órgãos públicos e entidades de classe, além de lideranças de diversos setores da sociedade. A Assembleia Legislativa, que tem participação especial no Prêmio Gestor Público, esteve representada pelo presidente da casa, deputado Luís Augusto Lara. Os deputados Edegar Pretto, Fran Somensi, Franciele Bayer, Dalciso Oliveira e Zilá Breitenbach também prestigiaram a cerimônia. O Banrisul, patrocinador do PGP, também esteve representado pelo diretor Fernando Postal. O evento contou ainda com as presenças do secretário da Fazenda, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, e do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), auditor fiscal Charles Alcântara.
Em sua fala na abertura do evento, o presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin da Silva, deu as boas-vindas aos presentes, saudou os participantes do Prêmio Gestou Público e ressaltou que, diante das grandes dificuldades que os gestores públicos têm enfrentado no atual cenário de crise econômica e fiscal, o principal desafio é equilibrar as contas dos municípios, dos estados e do País.
“Pressionado por um lado pela carência de recursos e, de outro, pelas prementes necessidades da população, o administrador público se vê, atualmente, na urgência de planejar o uso da suada verba oriunda da arrecadação de impostos”, afirmou a liderança. “Neste cenário, encontrar políticas sociais e fiscais que o tirem da paralisia e o direcionem para a implementação de objetivos de governo socialmente corretos e justos é uma alternativa da qual o administrador não pode abrir mão”, concluiu o presidente do Sindifisco-RS.
O representante da Afisvec, auditor fiscal Paulo Guaragna, falou sobre a importância dos municípios em relação à proximidade com os habitantes, usuários dos serviços públicos. “Nos entendemos que a população precisa cada vez mais receber qualidade. Por isso, o Prêmio Gestor Público é importante para a nossa sociedade”, ressaltou, fazendo referência ao trabalho desenvolvido pelo PGP.
O deputado Luís Augusto Lara também fez referência ao atual cenário de dificuldades econômicas e fiscais. “Talvez seja o pior momento da história para ser um prefeito municipal”, refletiu. “Nesses seis mandatos parlamentares que tenho, nunca vi tanta falta de investimento do governo federal e dos governos dos estados”, disse Lara.
O secretário Marco Aurélio, que participa pela primeira vez de uma cerimônia do Prêmio Gestor Público, salientou a importância de reconhecer o trabalho dos gestores municipais. “Eu já fui secretário municipal e conheço bem as dificuldades de se administrar as contas de um município, por isso todos aqui estão de parabéns”, festejou.
Música e Arte
A trilha sonora que abrilhantou a solenidade teve execução da orquestra Winterschneise Blaskapelle, de Bom Princípio (RS).
PREMIAÇÃO
Especial
Foram vinte e um certificados e reconhecimento; quatro distinções de menção honrosa, para projetos vencedores das edições de 2016, 2017 e 2018 que continuam em atividade, mantendo ou melhorando a qualidade dos serviços prestados à população; dez troféus PGP; um troféu PGP Administração Tributária; um troféu PGP Temática da Edição (Meio Ambiente); e o troféu PGP Especial, conferido ao projeto de maior pontuação geral do PGP 2019.
O grande vencedor de 2019 foi o município de Arroio do Meio, que recebeu o troféu Prêmio Gestor Público Especial pelo projeto Nossa Cidade Meu Lar. O prefeito Klaus Werner Schnack recebeu o troféu das mãos do presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, do diretor da Afisvec Paulo Guaragna, do diretor do Banrisul Fernando Postal, e da deputada Zilá Breitenbach, representando a Assembleia Legislativa.
“É um projeto no qual a gente sempre acreditou em fazer as coisas simples para suprir as necessidades mais básicas da nossa cidade”, afirmou Schnack, que se disse emocionado pelo reconhecimento e agradeceu a parceria da vice-prefeita e de todos os servidores, além da comunidade de Arroio do Meio que tem colaborado com a gestão municipal.
O projeto Nossa Cidade Meu Lar engloba diversas ações voltadas à limpeza urbana e rural, o cuidado com o meio ambiente, promove a saúde e o conforto da população, convida a comunidade em geral para fazer sua parte para ter uma cidade mais limpa, bonita e organizada. É um grande projeto que contém diversos programas, destacando-se:
• Jogue jogue limpo com o município
• Jogue limpo com sua rua
• Abrace um jardim
• Descarte de lonas inservíveis
• Controle de natalidade dos animais
• Ecopontos
Administração Tributária
O projeto vencedor do troféu Prêmio Gestor Público Administração Tributária foi o projeto de Educação Fiscal: Mergulhão é Cidadão do município de Santa Vitória do Palmar. O secretário da Fazenda, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, e o deputado Dalciso Oliveira entregaram a honraria ao prefeito Wellington Bacelo dos Santos.
O projeto Educação Fiscal: Mergulhão é Cidadão busca conscientizar, estimular e promover o conhecimento sobre arrecadação fiscal e a função social dos tributos, institucionalizando a Educação Fiscal em todas as escolas e comunidade do município. As ações desempenhadas alavancaram a posição do município para o 1º lugar na Região Sul e 11º do ranking geral do Programa Integração Tributária – PIT.
Meio Ambiente
O projeto Floração – Hortas Urbanas, do município de Campo Bom, é o vencedor da temática da edição (Meio Ambiente) do Prêmio Gestor Público 2019. A honraria foi entregue pelo chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), André Boeira Palácio e pelo secretário Marco Aurélio ao prefeito Luciano Orsi.
O projeto Floração – Hortas Urbanas é um espaço de educação ambiental desenvolvido para a comunidade, cujo objetivo principal é gerar um movimento de segregação dos resíduos sólidos e orgânicos, realizar compostagem e estimular hortas domésticas. A participação é voluntária com a troca dos resíduos orgânicos por mudas de hortaliças, chás e temperos para abastecimento das hortas domésticas.
Os troféus PGP foram entregues aos seguintes projetos:
Projeto: Bikeko
Prefeito: Luiz Carlos Ghiorzzi Busato
Município: Canoas
Projeto: Coopera-Morro: Ação educativa para manejo adequado de resíduos residenciais em Morro Reuter
Prefeita: Carla Cristine Wittmann Chamorro
Município: Morro Reuter
Projeto: Na minha cidade, o meu lixo, tem destino certo
Prefeita: Fabia Almeida Richter
Município: Cristal
Projeto: Programa Água Boa Para Todos
Prefeito: José Carlos Breda
Município: Cotiporã
Projeto: Programa Santa Clara Mais Saudável
Peefeito: Paulo Cezar Kohlrausch
Município: Santa Clara do Sul
Projeto: Acordes e braçadas Rumo ao Futuro
Prefeito: Carlos Alzenir Catto
Município: Chapada
Projeto: Central de Empregos
Prefeito: Guilherme Eugênio Granzotto
Município: Aratiba
Projeto: Resultados da Inserção de Fitoterápicos na atenção básica, uma inovação que reflete em melhorias no atendimento a população, com baixo custo para a gestão pública.
Prefeito: Joel Leandro Wilhelm
Município: Igrejinha
Projeto: Programa Gerações
Prefeito: Luiz Carlos Ghiorzzi Busato
Município: Canoas
Projeto: Programa Professor em Casa
Prefeito: Luciano Palma de Azevedo
Município: Passo Fundo
Projetos que receberam Menção Honrosa:
A Nota Fiscal é nossa | Prefeita Noeli Maria Borré Ruwer - São Paulo Das Missões
Ata Atendimento Aos Transtornos de Aprendizagem - Equipe Multidisciplinar | Prefeito Marcelo Caumo – Lajeado
De Olho no Futuro | Prefeito Luciano Libório Baptista Orsi - Campo Bom
Tupandi, Semeando Ações para Colher Conquistas | Prefeito Hélio Inácio Muller -Tupandi
Projetos que receberam Certificados de Reconhecimentos:
Bem Estar Animal Santa Cruz Do Sul | Prefeito Telmo José Kirst – Santa Cruz do Sul
Boas Práticas em Arborização Urbana | Prefeito Valdir Carlos Fabris -Guaporé
Educação Fiscal no Pequeno Paraíso | Prefeito Evandro Luis Schneider - São Vendelino
Sananduva de Cor & Ação |Prefeito Leomar José Foscarini – Sananduva
Partiu Novo Hamburgo | Prefeita Fatima Daudt - Novo Hamburgo
Qualidade De Vida e Inovação na Bovinocultura de Leite | Prefeito Marcelo Arruda - Barra Do Rio Azul
Sgte - Sistema de Gerenciamento do Transporte Escolar | Prefeito Luiz Francisco Schmidt – Erechim
Ambienta Candelária |Prefeito Paulo Roberto Butzge – Candelária
Centro Municipal de Atendimento Noturno Infantil (Cemani) |Prefeito Luciano Palma De Azevedo - Passo Fundo
Construindo Sorrisos na Escola | Prefeita Jusene Peruzzo - Santa Cecília do Sul
Descobrindo Talentos Literários | Prefeito Gerri Sawaris – Constantina
Ensino Bilingue | Prefeito Sergio Carlos Moretti - André Da Rocha
Fundo Municipal de Cultura: Cultura gera Desenvolvimento | Prefeito Guilherme Rech Pasin - Bento Gonçalves
Meio Ambiente - Direito de Ter Dever de Cuidar |Prefeito Sergio Ghignatti - Cachoeira Do Sul
Pensando no Amanhã: Ppea - Programa Permanente de Educação Ambiental |Prefeito Leonardo Duarte Pascoal – Esteio
Produleite |Prefeito Alcenir Dalmago – Gentil
Programa de Coleta Seletiva | Prefeito Paulo Ricardo Salerno - Restinga Sêca
Programa Municipal de Pavimentação Asfáltica | Prefeito José Maximino Spanhol – Protásio Alves
Projeto Municipal de Valorização de Resíduos Orgânicos - Eco Porto | Prefeito Delfor Barbieri - Porto Vera Cruz
Re-Ciclos da Terra | Prefeito Claiton Gonçalves – Farroupilha
Unindo Forças para Mais Saúde e Bem-Estar Da População | Prefeita Adriana Katia Tozzo - Itatiba Do Sul
Homenagem:
O auditor fiscal Paulo Kronbaer, ex-coordenador do PGP, foi homenageado durante a abertura do evento. Confira o vídeo.
O Prêmio Gestor Público
Criado em 2002, com a finalidade de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações municipais do RS, a iniciativa social da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS completa 18 anos. Ao longo dessa história de sucesso, já foram premiados mais de 950 projetos. A metodologia, confiabilidade e transparência do PGP, além de sua missão de valorizar e destacar os bons projetos da nossa sociedade, renderam ao Prêmio Gestor Público o carinhoso apelido de “Oscar das Prefeituras”.
Auditores fiscais avaliadores desta edição:
Anelise Meira (Porto Alegre), Antonio Omar Machado (Arambaré), Auri Martins (Cruz Alta), Diego Degrazia da Silveira (Porto Alegre), Edson Boer Dri (Santa Maria), Edson Evandro Massirer (Pelotas), Gerson Nunes Pedroso (Torres), Gilderis Magrin (Porto Alegre), João Guilherme da Cunha Filho (Porto Alegre), Magno Friedrich (Caxias do Sul), Oclides Deon (Passo Fundo), Paulo Cesar Souza Ramos (Rio Grande), Sergio Basso (Taquara), Sergio Renner dos Santos (Cruz Alta), Vanessa Timm (Pelotas), Vicente Fiorentini (Porto Alegre).
Contato Assessoria de Imprensa: 51 3226-7300 | 51 998.627.228 com Heverton
Transmissão Assembleia Legislativa (vídeo)
Fotos do evento aqui (Michele Karoly)