13/03/2020 Ascom Sindifisco-RS
Prezado(a) Filiado(a):
Tendo em vista o avanço da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Sindifisco-RS enviou ofício, ontem (12), ao Secretário da Fazenda, solicitando a adoção de medidas visando à contenção da contaminação pelo vírus entre os servidores do órgão. Dentre tais medidas, o Sindifisco-RS solicita que os servidores sejam autorizados a executar seu trabalho de maneira remota pelos próximos vinte (20) dias.
Segundo os órgãos oficiais de saúde, o risco de contaminação pelo vírus é bastante elevado e os índices de letalidade entre os idosos são muito preocupantes. As notícias dão conta de que, no caso de não serem adotadas medidas preventivas pela população, há forte risco de não haver estrutura de saúde disponível para atender a todos os infectados, o que poderia elevar os índices de letalidade também nas outras faixas etárias. Por isso, a recomendação é de que se evite ao máximo sair de casa, bem como as aglomerações de pessoas e o compartilhamento de objetos pessoais, que se lavem bem as mãos e se use álcool em gel em abundância.
Nosso Sindicato está empenhado para iniciar sua campanha de vacinação contra a gripe o mais breve possível, medida que pode auxiliar na prevenção da doença.
Sobre a mobilização da categoria prevista para o dia 18 de março contra os inúmeros ataques que estamos recebendo dos governos e parlamentos em níveis estadual e federal, infelizmente, pelos mesmos motivos relatados acima, a Diretoria do Sindifisco-RS, apesar de apoiar integralmente a proposta, tomou a decisão de não convocar qualquer ato que venha a resultar em aglomeração de pessoas. A Diretoria entende que a prioridade número um, no momento, é a saúde e a vida de seus filiados.
O Sindifisco-RS, entretanto, continuará seu trabalho na defesa dos direitos da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, contra o PLC 544/2019, que retira a parcela variável da remuneração dos aposentados e pensionistas e modifica seu cálculo com o fim de reduzir o quantitativo recebido pelos ativos, pela adoção de um novo plano de carreira, que a mantenha atrativa e que amenize as diversas diferenças de regimes já existentes na classe, a publicação da nova supermeta de arrecadação, a correção da gratificação de substituição aos patamares previstos na Lei, a realização de promoções de maneira ampla e isonômica na Secretaria da Fazenda e a imediata nomeação dos Auditores-Fiscais aprovados no último concurso público.
Aproveitamos para informar que as atividades em comemoração aos 130 anos da Secretaria da Fazenda, como o evento no dia 17 no Teatro São Padro e o jantar na sede social da Afisvec no dia 28, foram adiadas, ainda SEM DATAS previstas para nova realização.
Agradecendo a compreensão de todos, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Diretoria do Sindifisco-RS
Links úteis:
- Ofício Sindifisco-RS
- Cuidados com Coronavírus (áudio da Médica do Hospital de Clínicas)
- Governo publica decreto com medidas para evitar propagação do coronavírus
- Cinco das principais centrais sindicais propõem cancelar manifestações de rua no dia 18
- Um gráfico explica a pandemia