16/07/2020 Imprensa Sindifisco-RS
O programa RS em Pauta entrevistou ontem os auditores fiscais Altemir Feltrin, presidente do Sindifisco-RS; Diego Degrazia, atual coordenador do Prêmio Gestor Público (PGP); e Ana Prado, do comitê técnico do projeto. Os três foram entrevistados pelos jornalistas Heverton Lacerda e Luiz Augusto Kern sobre a importância do PGP para a sociedade gaúcha e o adiamento da 19ª edição, que se realizaria este ano, em função da pandemia de coronavírus.
O presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, disse durante a live que o PGP é um dos orgulhos da entidade, por ter uma inserção política muito forte, junto às prefeituras, ao reconhecer as boas iniciativas municipais. “Mais do que isso, o PGP permite que as iniciativas positivas fiquem num banco de ideias à disposição de qualquer prefeitura. Já tivemos edições em que a ênfase era o meio ambiente, em outra, a administração tributária, e inúmeros outros temas”, destacou Feltrin. “Apesar de não se realizar este ano, pelo impedimento que a pandemia nos trouxe, continuamos com o mesmo entusiasmo e mantendo o espírito dos últimos 18 anos”, salientou.
Ana Prado, do comitê técnico do projeto, contou um pouco da história do prêmio e explicou que, desde que o PGP foi criado, em 2002, ele teve o sentido de dar publicidade às boas ações dos gestores públicos municipais. “Conseguiu com que as ideias positivas fossem replicadas e provocassem outros gestores a fazerem coisas que favorecessem a comunidade. Os prefeitos devem se preocupar com a sua comunidade, e nós destacamos, nestas 18 edições, as boas e melhores práticas. Houve sensivelmente um crescimento e uma qualidade cada vez maior nos projetos apresentados”, contou Ana Prado.
Diego Degrazia, atual coordenador do Prêmio Gestor Público (PGP), destacou que as equipes do PGP vão a campo acompanhar os projetos, analisar o que está sendo feito. “Sou um entusiasta do prêmio. Concedemos um prêmio para os melhores projetos, e estas ideias, que estão conectadas com as principais atividades públicas, como educação, saúde, segurança, tecnologia, meio ambiente, são um incentivo a que os prefeitos evoluam e projetem ações em favor da população”, revelou. Essas iniciativas municipais são apresentadas a um grupo de auditores fiscais, que avaliam os impactos na comunidade, os benefícios, os gastos. Isso é feito de forma muito técnica por um comitê. Ao final, é realizada uma avaliação dos projetos que passaram por todos os quesitos. “A grande idéia é a disseminação das melhores práticas”, resume.
O apresentador do programa, Heverton Lacerda, destacou que o RS em Pauta passará a contar com um quadro especial do Prêmio Gestor Público, às quartas-feiras, trazendo entrevistas com vencedores de edições históricas do PGP.
Assista no site da RS rádio, no Youtube ou no Facebook.