01/09/2020 GaúchaZH
O diretor da Fenafisco Celso Malhani, que coordena a Comissão Parlamentar do Fonacate, reuniu-se com entidades que compõem o grupo, com a presença do presidente do Fórum Rudinei Marques e o vice-presidente Paulo Lino, na última quarta-feira (26), para traçar estratégias de mobilização no Congresso, a fim de barrar pautas que fragilizam os serviços públicos e retiram direitos dos servidores.
Segundo Malhani, é urgente que a categoria se organize, frente às crescentes articulações do Governo, como por exemplo, a busca pela autorização do Congresso para reduzir os vencimentos dos servidores públicos, como meio de financiamento para o Auxílio Emergencial, além da reforma administrativa, “que é anunciada contendo todos os mecanismos de destruição da condição de prestação adequada do serviço público à sociedade”.
O grupo traça estratégias de contato com os parlamentares para expor seu posicionamento e ideias referente às pautas, pois acreditam que o governo federal possui alternativas para custear o auxílio emergencial sem cortar salário. Além de entenderem que uma reforma tributária que fomente a justiça distributiva, é mais acertada para a recuperação da economia do que a reforma administrativa que parte de uma premissa equivocada de corte de gastos.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, coordenada pelo deputado Professor Israel Batista (PV-DF), tem se organizado para acompanhar e contribuir com a qualificação dos trabalhos na Câmara e estabelecer o diálogo com os parlamentares, além de fazer a ponte entre as entidades e as Casas Legislativas.
A Comissão Parlamentar do Fonacate volta a se reunir virtualmente nesta semana para aprimorar a estratégia de contato com os parlamentares.