22/09/2020 Imprensa Sindifisco-RS
O programa RS em Pauta, do Sindifisco RS, desta segunda-feira (21/09) foi dedicado ao Dia do Auditor Fiscal, comemorado em todo o país, data que também marca o dia do apóstolo Mateus (9:9). O programa, apresentado diariamente às 13h pelos jornalistas Heverton Lacerda e Luiz Augusto Kern, entrevistou os auditores fiscais Altemir Feltrin (Receita Estadual do RS), presidente do Sindifisco-RS; Vilson Romero (Receita Federal), ex-presidente da Anfip; e Johnny Bertoletti Racic (Receita Municipal Poa), presidente da Aiamu. O objetivo foi ouvir dos três líderes, representantes das três esferas administrativas de poder, as suas expectativas em relação à reforma tributária, qual a sua opinião sobre a importância da Administração Tributária e dos tributos para a sociedade.
Johnny Bertoletti Racic afirma que hoje a carreira do auditor fiscal, assim como todo o serviço público, está sob pressão. “Como exigimos que os empreendedores cumpram com suas obrigações fiscais, às vezes não somos bem compreendidos. Mas faz parte da nossa atividade, que é fundamental para a existência do Estado. É uma missão árdua. Internamente eu gostaria de ver aplicado o inciso XXII (art. 37) da Constituição, que diz que a Administração Tributária terá prioridade na distribuição de recursos”, declarou.
Vilson Romero, por sua vez, destacou que a categoria precisa estar atenta pois os ataques estão em pleno vigor e citou a reforma administrativa, que pode vir a atingir os atuais servidores. “Temos que atuar juntos e nos proteger a auditoria fiscal. Isso para proteger o cidadão. Essa é a luta das carreira típicas de Estado”, defendeu.
Já o presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, afirmou que o dia de hoje é especial, por esta ser uma profissão que traz no seu bojo uma missão espinhosa. “É uma atividade humana das mais antigas, aquela que vai buscar recursos para realizar o bem comum”, definiu. De acordo com ele, hoje os fiscos dialogam com a sociedade e buscam, entre outros temas, mostrar para a sociedade o que é uma carga tributária justa, aliás, tema de uma campanha publicitária do Sindifisco RS. Feltrin diz ainda que uma das lutas da entidade é demonstrar para o cidadão o que é justiça tributária. “Precisamos esclarecer a sociedade. Esse é o nosso papel, fazer a carga tributária recair sobre quem pode pagar e proteger os que não podem contribuir”, esclarece, frisando que esta é uma das missões atuais do auditor fiscal.
Programa completo aqui ou no site da RS rádio.