18/12/2020 Gaúcha ZH / Ascom Sindifisco-RS
PGP é destaque em Gaúcha ZH. Confira neste link.
Avaliar e dar reconhecimento a boas ideias e boas iniciativas promovidas pelos municípios. Essa é a missão, desde 2002, do Prêmio Gestor Público (PGP), promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS), com participação especial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, patrocínio do Banrisul, e apoio de entidades parceiras como TVE e FM Cultura, Fecomércio-RS, Ajuris, Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Famurs.
É também carinhosamente chamado de “Oscar das Prefeituras”, já que as cerimônias de premiação e encerramento costumam lotar o auditório Dante Barone da casa legislativa gaúcha. Em 2020, para preservar a saúde das equipes envolvidas em meio à pandemia por coronavírus, a edição foi suspensa e será retomada em 2021 - ainda sem definições de calendário e tema.
— Lá em 2002, uma das motivações foi poder ressaltar as coisas positivas que existem no serviço público. Nós vivemos muito mais perto da gestão municipal do que das gestões de Estados e da União. Então, as demandas da comunidade ficam mais próximas — explica o presidente do Sindifisco-RS, auditor fiscal Altemir Feltrin da Silva.
Confira a série retrospectiva de 18 Anos Prêmio Gestor Público aqui.
Além de impactarem positivamente o município de origem, os projetos também podem ser replicados em outras comunidades. Todos os vencedores vão para o Banco de Projetos, que conta com aproximadamente mil iniciativas cadastradas (filtradas por tema e por status de seleção) e pode inspirar gestores públicos de todo o país.
O Banco de Projetos do Prêmio Gestor Público é um sistema informatizado através do qual é possível pesquisar e consultar todos os projetos premiados desde a criação do PGP, em 2002.
Para realizar pesquisas, basta acessar o site www.premiogestorpublico.org.br, clicar em Banco de Projetos e preencher o cadastro. O serviço é disponibilizado gratuitamente ao público em geral.
O objetivo do Banco de Projetos é proporcionar que todos os projetos premiados possam ser reproduzidos ou adaptados em benefício de outras comunidades.
Para o presidente, a importância e a relevância do PGP se dão pelo resultado nas comunidades.
— A gente sente, a cada ano, o engajamento e a felicidade das pessoas envolvidas nos projetos. Os gestores municipais têm grande mérito, são eles que estão mais próximos dos moradores das cidades. E ver o brilho nos olhos das equipes envolvidas – prefeitos, secretários, servidores públicos em geral – no momento da premiação em todo o final de ano é muito gratificante. Saber que esses resultados – muitas vezes a partir de projetos bem simples - trazem coisas boas, eficazes e importantes na vida das pessoas, é muito animador — destaca.
Inspiração além das fronteiras
O bom exemplo do PGP chegou no Paraná. Há oito edições, a expertise do Prêmio Gestor Público no Rio Grande do Sul também destaca as boas práticas municipais do estado paranaense, em uma parceria entre Sindifisco-RS e Sindafep - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.
Quer saber tudo sobre o histórico do PGP ou inscrever um projeto para 2021?
Acesse o site do Prêmio e confira todos os detalhes.