08/04/2022 Imprensa Sindifisco-RS
Evento teve descontração e muitas informações
Após uma pausa de dois anos, em função da pandemia de Covid-19, filiados do Sindifisco-RS puderam se reencontrar no V Encontro de Aposentados e Pensionistas, que este ano foi realizado no dia 7 de abril na sede Assunção do Sindicato que representa a categoria de Auditor Fiscal da Receita Estadual do RS.
Na abertura do evento, o presidente do Sindifisco-RS, auditor fiscal Altemir Feltrin da Silva, deu as boas-vindas aos colegas aposentados e falou da importância de manter o grupo unido e motivado através da integração entre as diversas gerações de auditores fiscais que atualmente coordenam a administração tributária do Estado.
O grupo também foi recepcionado pelo diretor de Aposentados e Pensionistas, Ademar Petry, que agradeceu as presenças, ressaltando a importância da participação dos aposentados nas ações de valorização da categoria desenvolvidas pelo Sindicato, tanto em relação à defesa das prerrogativas funcionais quanto na recomposição salarial da classe.
Conforme o diretor, “o objetivo do encontro, cujos temas das palestras foram relevantes, teve por finalidade proporcionar maior relacionamento entre os colegas aposentados, assim como informar quanto às atuações do Sindifisco junto aos poderes públicos, tanto no plano estadual quanto no federal, o que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato, através do presidente Feltrin e do vice-presidente Celso e nas reformas que estão em pauta no Congresso Nacional”.
Com atividades durante o dia inteiro, além das palestras, os participantes puderam confraternizar entre si nos momentos de intervalo, quando foram servidos cafés e almoço.
O vice-presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani de Souza, abriu o ciclo de palestras falando sobre as consequências de alguns dispositivos legislativos para o serviço público. Malhani, que acompanha de perto e atua nas principais pautas parlamentares em Brasília, onde também exerce cargo na Diretoria na Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), entre outras entidades representativas de servidores públicos em nível nacional, esclareceu importantes pontos sobre as emendas constitucionais 103/2019, de nível federal, e 78/2020, de âmbito do Estado gaúcho, além da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.
A liderança alertou os presentes sobre os constantes e crescentes ataques contra os direitos dos trabalhadores ativos e aposentados nos últimos anos, tanto do setor público, quanto do setor privado. “Estamos atentos a tudo o que está acontecendo no cenário político gaúcho e federal, mas é preciso que a nossa categoria, e todos os servidores públicos e trabalhadores em geral, estejam unidos em defesa dos direitos conquistados e da qualidade de vida das famílias brasileiras”, salientou Malhani.
Planos de saúde
Sempre uma questão que exige investimentos e cuidado para a manutenção do bem-estar, os planos de saúde são preocupações frequentes da maioria da população, em especial chefes de família e idosos. Para abordar esse tema, o evento contou com a palestra do presidente do Saúde Pas e da Servicoop, Luiz Onofre Machado Meira, que, acompanhado do diretor José Luiz, apresentou dados e características do plano de saúde Saúde Pas. Segundo Meira, o plano foi pensado especificamente para atender as necessidades e características dos servidores públicos.
Na parte da tarde, após o almoço, os participantes assistiram às palestras sobre tipos de memória, programação neurolinguística e golpes na internet. Além das informações, jogos mentais e dicas de proteção em ambiente online (internet), os filiados do Sindifisco-RS ganharam brindes e puderam interagir com os palestrantes para dirimir dúvidas sobre os temas apresentados.
O evento foi finalizado com as palavras da Diretoria do Sindifisco-RS, agradecendo as participações e ressaltando a importância da união do grupo, e com os já tradicionais sorteios, que tiveram apoio das corretoras CMF e Bitencourt, Icatu Seguros, Supera – Ginástica para o Cérebro e do Sindifisco-RS.