02/06/2022 Imprensa Sindifisco-RS
Na terça-feira (31), a Assembleia Geral Ordinária do Sindifisco-RS discutiu o orçamento para o próximo exercício (01/07/22 a 30/06/23). Após uma tarde inteira de debates e esclarecimentos, o orçamento foi aprovado conforme proposto pela Diretoria, com apenas uma alteração na distribuição dos repasses às Comissões Sindicais.
O item “a” da pauta ("definição da mensalidade com desconto, por meio de diminuição de 0,06 pp do percentual atual de 0,85 pp do componente da mensalidade, enquanto não houver reajuste do teto salarial incidente para a carreira") foi aprovado com 90,3% dos votos. Com esta aprovação a mensalidade do Sindicato, a partir de julho/22, será reduzida temporariamente, beneficiando todos os filiados.
O item “b” da pauta ("definição da mensalidade dos filiados-contribuintes em 55% da mensalidade do filiado efetivo a partir de julho de 2022") foi aprovado com 87,5% dos votos. Com esta deliberação as(os) pensionistas de colegas falecidos(as) terão a sua mensalidade paga ao Sindicato reduzida, uma vez que as recentes alterações legais promoveram reduções em seus direitos e, consequentemente, na sua remuneração.
O tem “c” da pauta ("Plano Anual do Orçamento da Entidade para o exercício 2022/2023") foi aprovado com 87,1% dos votos na forma que foi apresentada e detalhada pelo Diretor Financeiro Paulo Mahler, com todas as suas especificações.
Em relação ao orçamento, apenas houve uma alteração na distribuição dos repasses de retorno de parte da mensalidade às Comissões Sindicais do interior para ações de integração da categoria e confraternização entre os colegas. Foi apresentada a proposta de um filiado para que o repasse feito às Comissões Sindicais do interior fosse também criado para as Comissões Sindicais de Porto Alegre, tendo por fonte o aumento de mensalidade. O plenário rejeitou a proposta com 85,4% dos votos por representar aumento da mensalidade. Foi apresentada proposta alternativa por outro filiado de que, sem impactar o orçamento e não aumentar a mensalidade, fosse o montante previsto para as Comissões Sindicais do interior redistribuído para todas as Comissões Sindicais, incluindo as de Porto Alegre, tendo como critério o número de filiados e os valores das mensalidades - contemplando as mensalidades diferentes das(os) pensionistas. Esta proposta foi aprovada com 52,5% dos votos.
O orçamento completo está à disposição dos filiados para conhecimento e análise na sede do Sindifisco-RS, com o Diretor Financeiro.