05/09/2022 Heverton Lacerda / Ascom Sindifisco-RS
Resultado da união de entidades criadas desde 1954, o Sindifisco-RS, fundado em 2 de setembro de 2010, completou 12 anos de vida e 68 de história em 2022. Confira aqui a linha histórica da entidade sindical representativa dos auditores fiscais da Receita Estadual do RS.
Para comemorar o aniversário do Sindifisco-RS, a Diretoria da entidade convidou filiados, familiares e amigos para o baile realizado no dia 3 de setembro no Salão Bavária da Sociedade Germânia, em Porto Alegre.
A equipe diretiva da Secretaria da Fazenda (Sefaz RS) prestigiou o evento representada pelo secretário Leonardo Busatto, pelo secretário adjunto, Jorge Luís Tonetto, pelo subsecretário do Tesouro do Estado, Elói Astir Stertz, e pelo chefe de Gabinete da Sefaz RS, Carlos Mário Lima de Souza. Também prestigiaram o aniversário, o desembargador Carlos Martinewski, presidente Ajuris, o auditor público externo do Tribunal de Contas do RS Felipe Costa Leiria, presidente do Ceape Sindicato, na ocasião também representando a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, os auditores fiscais da Receita Estadual Eduardo Jaeger e Marcelo Mello, presidente e vice da Afisvec, os ex-presidentes do Sindifisco-RS Luiz Antônio Bins, Vicente Buzzatti, Eroni Numer e Celso Malhani, que também representou a Fenafisco, o diretor geral do Ministério Público Estadual, Roberval da Silveira Marques, e o vereador Airto Ferronato. Filiados, familiares, colaboradores e amigos do Sindifisco-RS também participaram do baile em homenagem à entidade.
“Hoje é um dia muito especial para nós, um dia de comemoração, e nos alegra muito estar aqui reunidos com colegas, amigos, familiares, convidados”, comemorou o presidente do Sindifisco-RS, auditor fiscal Altemir Feltrin da Silva, ao abrir seu discurso de recepção do evento, ocasião na qual aproveitou para agradecer o apoio de todos, em especial aos integrantes da Diretoria e das Comissões Sindicais.
"A história de um sindicato é forjada no exercício da boa política, no debate de ideias, na defesa da categoria que representa, no nosso caso a dos auditores fiscais da Receita Estadual do RS”, afirmou. “Podemos nos orgulhar do reconhecimento que o Fisco estadual gaúcho detém junto à sociedade e junto a outras carreiras”, ressaltou a liderança. Feltrin também destacou o processo de crescimento e modernização do Sindicato: “Hoje o Sindifisco-RS é muito mais do que uma organização corporativa, ele se importa com o cidadão, com o bem comum e com o desenvolvimento econômico do Estado e da nação".
O presidente também homenageou o filiado Airto Ferronato, que, na data, completou 70 anos de idade.
O diretor Administrativo e Financeiro da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Celso Malhani, saudou o Sindifisco-RS. “Acima de tudo, saudamos este aniversário, que é o aniversário da união”, disse Malhani, que também é diretor e ex-presidente do Sindifisco-RS, lembrando que os 12 anos do Sindifisco-RS marcam igual período de “unificação do antigo Sindifisco, originado pelo antigo Sintaf e pelo antigo Sindaf”. Ele ressaltou que essa união fez parte de um movimento nacional inédito no âmbito do Fisco estadual. “Isso muito orgulha a Fenafisco”, concluiu comemorando a vanguarda do Sindifisco-RS neste processo.
O secretário Leonardo Busatto, que também é filho de um ex-dirigente de entidade que faz parte da origem do Sindifisco-RS, falou sobre a importância de comemorar e marcar a luta da categoria. “Estamos aqui em um momento de comemoração do aniversário de 12 anos do Sindifisco-RS, que na verdade é o aniversário de um momento de união, que veio de uma história no Estado do RS de representações sindicais dos colegas auditores fiscais que sempre, com profissionalismo, eficiência, excelência, honestidade, competência e transparência buscaram trabalhar pelo Estado do RS, ao longo de todos os seus governos, buscando arrecadar recursos fundamentais - uma tarefa árdua e difícil - para financiar a prestação de serviço público”, disse Busatto.
Ao final dos discursos, Feltrin encaminhou o brinde coletivo ao Sindifisco-RS. “Vida longa ao nosso Sindifisco-RS, sindicato que se orgulha de representar uma carreira forte, consciente de sua importância social e inquestionavelmente honesta em seus propósitos de melhorar a vida dos cidadãos deste Estado!”, brindou Feltrin, sob aplausos seguidos do brinde entre todos os presentes.
Sorteios
Na sequência, três filiados do Sindifisco-RS ganharam os prêmios (TV Led 50 polegadas, Alexa, Kindle) oferecidos pela Icatu Seguros e pelas corretoras de seguros CMF e Viagarça.
Elvis não morreu
Acompanhado da Banda Burning Love, o artista Johnny Grace apresentou o show Cover Elvis Presley. Confira fotos do evento no link abaixo.
Após a apresentação, os convidados aproveitaram para dançar até 3 horas da manhã ao embalo do som da DJ Aline Bello.