29/09/2022 Ascom Sindifisco-RS
Realizado no dia 28 de setembro na sede náutica do Sindifisco-RS, localizada no bairro Assunção, em Porto Alegre (RS), a segunda edição de 2022 do Encontro de Aposentados e Pensionistas (sexta desde 2017) contou com as participações de mais de 70 auditores fiscais filiados e familiares.
O grupo foi recepcionado pela Diretoria do Sindicato, que estava representada pelo presidente da entidade, Altemir Feltrin da Silva, pelo vice-presidente, Christian Azevedo, e pelos diretores Jorge Ritter, Eroni Numer e Silvia Maria Benedetti Teixeira, atual diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionista do Sindifisco-RS, que abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes.
"Este sexto encontro é para que os colegas possam entender a importância que representam para o nosso Sindicato pelo trabalho desenvolvido durante todo tempo que trabalharam em prol da categoria e do Estado", informou a diretora.
Ela enfatizou que mesmo estando aposentados, os auditores fiscais fazem parte do Sindicato. "Queremos os aposentados junto conosco, junto com os ativos, trabalhando sempre para uma melhoria do nosso Sindifisco-RS", disse Silvia.
Ela ainda lembrou que estão sendo realizados encontros mensais na sede administrativa do Sindifisco-RS - sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês - para conversar e organizar viagens e passeios, como o do próximo dia 6 de outubro no Cisne Branco, para o qual todos estão convidados. "É livre: entrem, cheguem e venham conversar", convidou a todos os filiados.
Christian ressaltou a importância de ter o grupo reunido para falar de pautas específicas e das que unem toda a categoria, aposentados e ativos, à exemplo do teto salarial. "O nosso objetivo é o teto 100, pois entendemos que temos todos os requisitos para pleitear isso", afirmou. O dirigente também destacou a importância que o Sindicato dá para os filiados e filiadas pensionistas.
O presidente Altemir Feltrin cumprimentou a todos e falou sobre o atual cenário social. "Estamos às vésperas de decisões do nosso futuro e gostaria de dizer a todos vocês que é muito importante que a gente faça uma reflexão em relação a tudo o que tem acontecido politicamente na história recente do Estado e do País, na forma como a gente tem visto o tratamento aos servidores públicos" destacou.
A liderança ressaltou a necessidade de buscar "pessoas neste espaço público que se importem com o nosso universo e tenham a visão correta e adequada sobre o que é efetivamente a carreira do auditor fiscal, da responsabilidade de prover recursos para que o governo possa realizar as políticas públicas e prestar à sociedade o que ela precisa, principalmente as camadas mais pobres, que não têm condições de pagar condomínio fechado, segurança particular, escola particular para os filhos, que dependem de um Estado que possa atendê-los", refletiu.
Feltrin frisou, ainda, que a entidade sindical dos auditores fiscais da Receita Estadual do RS trabalha e tem atenção especial para toda a categoria, desde os que recém ingressaram e têm um longo caminho profissional pela frente, até os mais experientes, que já contribuíram e ainda contribuem muito para a imagem de respeito e importância que a categoria tem.
Após o almoço, o grupo acompanhou a palestra “Retardando o Envelhecimento” com o médico Newton Terra, geriatra e doutor em Gerontologia Médica. Ele falou sobre a preocupação que existe atualmente em torno do fenômeno chamado de envelhecimento populacional, quando a expectativa média de idade chega aos 77 anos. “Existe toda uma preocupação hoje da geriatria em fazer com que esses anos sejam de qualidade, então a grande ambição dos idosos de hoje e de amanhã é uma velhice com autonomia e independência, que a pessoa fique funcionando totalmente bem, que tenha um envelhecimento saudável, participativo, seguro e produtivo”, afirmou. Terra falou sobre suas experiências com base nas evidências e pesquisas científicas da área da medicina, e como isso pode contribuir para se chegar a um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
Na sequência do evento, os convidados puderam apreciar a apresentação musical realizada por Feltrin, Christian e pelo filiado André Luiz Cunha Bizarro.
Ao final, concorreram a sorteios de livros e ingressos para o cinema.