19/01/2023 Ascom Sindifisco-RS (com informações de Fenafisco, G1, InfoMoney, Gazeta e Zero Hora)
A importância do sindicalismo para o fortalecimento da democracia esteve no centro na pauta da reunião desta quarta-feira (18) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
Representando a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) ao lado do presidente da entidade, Francelino Valença, o auditor fiscal da Receita Estadual do RS Celso Malhani, diretor do Sindifisco-RS e da Federação, acompanhou o encontro do presidente da República com as centrais sindicais, entre elas a Pública Central do Servidor, à qual a Fenafisco, representando os sindicatos dos fiscos estaduais, é filiada.
Também estiveram em pauta a correção da tabela de Imposto de Renda, as possibilidades de revogação da reforma Trabalhista e o reajuste do salário mínimo, uma das principais promessas de campanha de Lula, que prevê dar aumento real ao salário mínimo, acima do índice de inflação.
Conforme divulgado pela imprensa e demais entidades que acompanharam o encontro, Lula defendeu incluir na agenda nacional mecanismos para o fortalecimento do movimento sindical, valorização da força de trabalho e políticas públicas voltadas ao aperfeiçoamento e qualidade do serviço público.
Na avaliação da liderança do Fisco gaúcho e nacional que acompanhou a reunião, as lideranças sindicais foram prestigiadas e convidadas a fazer parte do processo de desenvolvimento do país, cobrando e pressionando o governo e o parlamento para buscar o aperfeiçoamento das regras que regulam as relações de trabalho e capital. "Os sindicatos foram confirmados como as entidades que dão voz aos trabalhadores”, concluiu Malhani.
Também participaram do evento o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, representando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que cumpre agenda em Davos, o secretário-geral da Presidência, Márcio Macedo, a ministra da Gestão, Esther Dweck, e a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).