06/03/2023 Ascom Sindifisco-RS
Com as participações da secretária da Fazenda do RS, Pricilla Santana, primeira mulher a comandar a Secretaria da Fazenda gaúcha, da subsecretária adjunta do Tesouro do Estado, Juliana Debaquer, e da deputada estadual, Patrícia Alba, presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS, Sindifisco-RS, ofereceu, no dia 3, um café da manhã em homenagem ao Dia da Mulher, que será na próxima quarta-feira, dia 8 de março.
As convidadas formam um time de peso na gestão de finanças públicas do Estado do Rio Grande do Sul, que com a ocasião tiveram a oportunidade de trocar ideias e aproximar a Secretaria da Fazenda, a Comissão de Finanças e a categoria de Auditores Fiscais.
O evento foi organizado pela diretora do Sindifisco-RS Silvia Maria Benedetti Teixeira e também contou com as participações de filiadas e funcionárias da entidade. Ao dar as boas-vindas às participantes, a diretora leu um trecho do poema O Sapo e a Rã, de Luis Fernando Verissimo, que conta a história de uma princesa que optou por uma taça de um finíssimo vinho branco a beijar um sapo. (Se ficou com vontade de ler o poema, confere abaixo)
Os homens que lutem!
Com bastante firmeza e senso de humor, a secretária Pricilla Santana falou sobre alguns desafios encontrados pelas mulheres no convívio social, em especial no âmbito do exercício profissional. Ela contou sobre uma reunião, em 2021, na época em que estava na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, quando, em uma ocasião, teve seu espaço de fala preterido pelo fato de, abertamente, ser mulher. “Me levantei e saí”, disse ela. Simples assim. O fato foi relatado, em ocasião futura, ao então ministro da Fazenda Paulo Guedes. “O nosso papel é importante, o dos homes é importante, somos iguais”, afirmou.
Ela reconhece que as mulheres, em parte, já vêm, há algum tempo, buscando e conquistando seus espaços, mas que é preciso avançar. A secretária acredita nisso e brinca que um dia poderão inverter a atual situação: “Os homens que lutem!”, diz, em tom de brincadeira. Sob aplausos, finalizou desejando “que todos os dias sejam dia do ser humano!”.
A deputada Patrícia Alba, que defende o aumento da participação das mulheres na política, falou sobre a representatividade da mulher na sociedade. “Precisamos compreender a necessidade de participar mais da política, pois é lá que que saem as decisões sobre saúde, educação e outros temas importantes”, disse, logo antes de convidar a secretária e os dirigentes do Sindicato a estarem presentes durante as atividades realizadas pela Comissão de Finanças da ALRS.
O presidente do Sindifisco-RS, auditor fiscal da Receita Estadual do RS Altemir Feltrin da Silva, e o diretor do Sindicato e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) Celso Malhani também falaram sobre a importância da atuação das mulheres na sociedade e da motivação do Sindifisco-RS para proporcionar o encontro em homenagem ao Dia da Mulher.
A filiada Sônia Tizoni, uma das autoras do livro Mulheres Extraordinárias, entregou exemplares da obra para a secretária e para a deputada.
O Sapo e a Rã
.....Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda,
independente e cheia de autoestima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em
como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui
um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo
príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo
castelo.
A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu
jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos
felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de
um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa
sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... nem morta!
Luis Fernando Veríssimo
Para acessar mais fotos do evento, clique aqui.