30/03/2023 Sindifisco-RS
O auditor fiscal da Receita Estadual do RS Leonardo Busatto, filiado ao Sindifisco-RS, respondeu, nesta quinta-feira (30), durante reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controlo da Assembleia Legislativa, as perguntas encaminhadas pelos deputados estaduais presentes.
A arguição foi acompanhada pelo presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, e pelos diretores Celso Malhani, José Eduardo Sestari e Eroni Numer. Busatto respondeu aos questionamentos dos deputados e destacou a visão de que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) deve ter atuação significativa na questão de meio ambiente, um dos desafios do milênio, citando como exemplo a importância de projetos de irrigação no RS e o fomento para a migração de produção e uso de veículos elétricos, em substituição aos veículos movidos a combustão. Também ressaltou a importância de políticas de incentivos às mulheres empreendedoras, bem como o apoio aos municípios em financiamentos para projetos de interesse da população.
Busatto ainda salientou o caminho para estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP) com municípios e iniciativa privada, dando como exemplo a questão do projeto de iluminação de Santa Maria. Em termos de desafios, acrescentou que para o desenvolvimento econômico temos que ter atenção especial à inovação. Ele entende que é uma forma de reter os jovens qualificados no estado, que tem sérios problemas demográficos, como o envelhecimento da população.
No final da reunião, foi escolhido o relator para elaborar um relatório que será analisado e votado.