30/03/2023 Ascom Sindifisco-RS
Proponente e presidente da comissão especial da Assembleia Legislativa que irá acompanhar a pauta da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, o deputado estadual Miguel Rossetto (PT) assumiu o posto no dia 28 de março durante evento de instalação presido pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB). A constituição da comissão especial foi subscrita por 45 parlamentares.
Na tarde desta quinta-feira (30), a diretoria do Sindifisco-RS, representada pelo presidente Altemir Feltrin e pelos diretores Eroni Numer, Jose Eduardo Sestari e Celso Malhani, representante do Sindicato na diretoria da Fenafisco, esteve reunida com o parlamentar em seu gabinete para colocar a entidade do Fisco à disposição para contribuir no trabalho da comissão especial.
Na ocasião, apresentaram ao deputado o amplo estudo sobre a pauta da reforma tributária desenvolvido por economistas renomados por encomenda da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco). A obra “A Reforma Tributária Necessária” (151 páginas), lançada em 2018 no guarda-chuva do projeto Reforma Tributária Solidária, tem entre seus autores Marc Morgan, pesquisador do The World Inequaliy Lab, coordenado por Thomas Piketty, referência internacional sobre o tema que ganhou destaque com o livro “O Capital no século XXI”.
Além de Rossetto, também integram a comissão especial os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Pepe Vargas (PT), Frederico Antunes (PP), Marcus Vinícius (PP), Edivilson Brum (MDB), Gustavo Vitorino (Republicanos), Professor Bonatto (PSDB), Rodrigo Lorenzoni (PL), Eduardo Loureiro (PDT), Dirceu Franciscon (União) e Elton Weber (PSB).
O presidente da comissão foi convidado a participar da palestra que será ministrada por Luiz Carlos Hauy nesta sexta-feira (31), às 14, no auditório do Sindifisco-RS.