12/04/2023 Ascom Sindifisco-RS
Na sequência da série de encontros com parlamentares e lideranças do Rio Grande do Sul, a Diretoria do Sindifisco-RS recebeu nesta quarta-feira (12), em sua sede administrativa, no Centro de Porto Alegre, o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Otomar Vivian. Antes de assumir a diretoria do BRDE, em 25 de maio de 2021, Vivian era secretário-chefe da Casa Civil na primeira gestão do governador Eduardo Leite, que o indicou ao Banco. Confira mais detalhes do currículo, abaixo. A assessora Clarisse Lopes acompanhou o diretor na visita ao Sindifisco-RS. Ambos, foram recepcionados pelo presidente da entidade, auditor fiscal da Receita Estadual do RS Altemir Feltrin da Silva, e pelos diretores Jose Eduardo Sestari, Ademar Petri, Jorge Ritter, Paulo Mähler e Eroni Numer, que apresentaram a sede aos convidados.
Durante o café, o grupo conversou sobre temas estratégicos para o Estado e para o serviço público. Otomar Vivian, que já foi presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE-RS) em dois mandatos - 1995/1996 e 2003/2008 -, disse que o IPE-RS tem solução e que é necessário que sejam tomadas medidas para sanear suas finanças e garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário estadual a longo prazo. Disse que o IPE Saúde é um plano bem completo e com boa cobertura para os pacientes.
O presidente do Sindifisco-RS destaca que o convidado tem longa data de parceria com a entidade através dos diversos cargos que já ocupou no poder público. “A presença de Otomar Vivian em nosso Sindicato é uma excelente oportunidade para estreitarmos laços com nossos parceiros”, afirmou Feltrin.
...
Currículo Otomar Vivian – Com mais de 30 anos de vida pública, Otomar Vivian, graduado em Educação Física, iniciou sua carreira como professor na rede pública estadual em 1976. De 1987 a 1982, foi secretário Geral do município de Caçapava do Sul, do qual foi prefeito de 1983 a 1988. Deputado estadual, de 1991 a 1994, atuou na Presidência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Em 1995, foi presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE-RS) e, de 1996 a 1998, foi secretário da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul. Em 1999, novamente deputado, exerceu a presidência da Assembléia Legislativa no ano 2000. Em 2001, assumiu a presidência da Comissão Especial para tratar de assuntos de Previdência do Estado, e, em novembro de 2001, foi indicado como o 1º Ouvidor-Geral da Assembléia Legislativa. De janeiro de 2003 a setembro de 2008, foi novamente presidente do IPE. Em novembro de 2008, também ocupava o cargo de diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Fonte: Site Estado RS