24/04/2023 Ascom Sindifisco-RS
O Sindifisco-RS prestigiou na manhã desta segunda-feira (24) o lançamento do programa Tesouro 4.0, uma iniciativa da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz-RS) que visa implementar, nos próximos anos, conceitos e ações inovadoras na Secretaria. O Sindicato esteve representado pelo presidente da entidade, auditor fiscal da Recita Estadual do RS Altemir Feltrin, e pelo diretor José Eduardo Sestari. O evento foi realizado na sala de música do Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS), e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor público. A programação se estendeu durante o dia e contou com almoço comemorativo ao aniversário de 13 anos do Tesouro do RS.
Com a participação no encontro, o Sindifisco-RS reafirma seu compromisso com a busca por melhorias no serviço público, além do diálogo com dirigente de órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Na abertura do seminário, a secretária da Fazenda, Pricilla Maria Santana, saudou os participantes e disse que este era um momento de debate e crescimento da Sefaz-RS diante de um mundo em transformação digital com a necessidade de se organizar um novo conceito de ambiente público. “O evento tem justamente o intuito de alinhar estes conceitos”, disse.
Durante a Jornada Tesouro 4.0, foram apresentadas as novidades que o Tesouro está implementando, com foco em modernização, digitalização e mais transparência. A inovação no setor conta com diversas mudanças em prol da melhoria no atendimento, agregando novas formas de escuta ao cidadão como o “Portal Fornecedores” e o “App Servidor RS”. Para a implementação das novas tecnologias, o Tesouro tem como objetivo alinhar as suas atuações aos novos projetos, ajustando o organograma e alocando pessoas do órgão.
Coube ao subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Rosemberg Lacher, primeiro palestrante do evento, discorrer com mais detalhes sobre esse processo, que está em andamento na Secretaria, momento que marcou o lançamento do Programa. De acordo com ele, a Sefaz-RS vem passando por uma série de mudanças internas, com fusão de setores e troca de servidores de áreas. Isso se deve, afirmou, à necessidade de dar conta de mudanças na vida econômica e no mundo digital. “Temos que aprender e nos adaptar a um mundo em mudanças”, pontuou. Ele definiu a sua palestra como o momento de demonstrar o motivo das mudanças dentro e fora da secretaria, envolvendo inclusive os parceiros da Sefaz-RS.
O evento, que foi estruturado com palestras pela manhã e à tarde, concluiu a programação com o painel “Cenário Econômico e as Finanças Públicas”, apresentado por Guilherme Petry (Os desafios fiscais nos próximos anos), Ricardo Neves Pereira (Projeção de arrecadação do ano e os desafios da reforma tributária), Elói Stertz (Pauta Nacional e o papel do GEFIN) e Itanielson Silveira Cruz (Possíveis mudanças RRF e a estratégia da gestão nas finanças).