03/05/2023 Ascom Sindifisco-RS com Assembleia e BRDE
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira o nome do auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do RS Leonardo Busatto para a direção de Planejamento no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Economista graduado pela Ufrgs, Bussatto tem trajetória de quase duas décadas no serviço público.
Em 2006, ingressou na Secretaria de Planejamento. No ano seguinte, foi admitido em concurso público como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda. Em 2015 e 2016, atuou como subsecretário do Tesouro do Estado. Depois foi secretário da Fazenda de Porto Alegre e em janeiro de 2021, assumiu como titular da Secretaria Extraordinária de Parcerias. Em 2022 assumiu o cargo de secretário da Fazenda do Estado. Busatto é especialista em Administração Pública Eficaz pela UFRGS e em Theory and Operation of a Modern National Economy pela George Washington University.
O BRDE, fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi criado com o objetivo de ajudar o Sul do Brasil a prosperar. Desde então, segundo a instituição, o BRDE tem sido parceiro que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região. É uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.