02/06/2023 Ascom Sindifisco-RS
Representado pelo presidente da entidade, Altemir Feltrin, pelo vice-presidente, Christian Azevedo, e pelo diretor Luciano Garcia, o Sindifisco-RS participou, nesta quinta-feira (1º), da audiência pública promovida pela Comissão Especial Reforma Tributária da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), presidida pelo deputado Miguel Rossetto (PT), que abordou o tema “Reforma Tributária, abordagem das organizações sociais dedicadas à área tributária”.
Rosseto informou que a responsabilidade da Comissão é estimular a participação da sociedade gaúcha no debate nacional.
O palestrante convidado foi o economista Rodrigo Octávio Orair, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e diretor de Programa da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Economia.
Conforme Orair, a Secretaria tem a função de oferecer subsídios técnicos para as reformas tributárias que tramitam no Congresso Nacional. Ressaltou que identifica nas duas reformas (bens e serviços e Imposto de Renda) oportunidade para combinar princípios de equidade e eficiência. Confira mais detalhes no site da Assembleia.
Azevedo, que participou da mesa, elogiou a iniciativa da ALRS e disse estar contente que "o debate acerca da reforma tributária esteja sendo, finalmente, levado a um público mais amplo". Criticou, por outro lado, o fato de apenas estarem sendo considerados tributos indiretos na proposta em discussão no Congresso, a qual deixa de lado os diretos, a exemplo do Imposto de Renda e aqueles sobre o patrimônio.
O evento foi realizado na sala Maurício Cardoso da ALRS, em Porto Alegre, e contou com participações através de plataforma virtual.