14/06/2023 Ascom Sindifisco-RS
A convite do deputado Miguel Rossetto (PT), o Sindifisco-RS, representado pelo vice-presidente da entidade, auditor fiscal Christian Azevedo, e pelo diretor Jose Eduardo Sestari, esteve reunido com o parlamentar em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do RS, nesta quarta-feira (14), para falar sobre a situação econômica do Estado. As lideranças do fisco estadual esclareceram algumas dúvidas do deputado sobre as contas públicas, considerando a relação do Estado com a União, a exemplo dos reflexos das alterações das alíquotas de ICMS no governo Bolsonaro.
O deputado manifestou preocupação em relação ao futuro próximo do caixa do Estado, destacando a falta de reajuste nos salários dos funcionários públicos. O vice-presidente do Sindifisco-RS informou que a dificuldade também é sentida na administração tributária, que tem menos da metade do quadro funcional ocupado.
Azevedo ainda salientou algumas iniciativas dos auditores fiscais, como o Devolve ICMS, que geram bons resultados para o Estado e para a sociedade gaúcha. Ele também destacou as propostas que o Sindifisco-RS encaminhou ao governo, na gestão de José Ivo Sartori, intituladas “Cinco Receitas”, que ainda não foram totalmente implementadas e podem ser atualizadas para ajudar nas contas públicas.
Rossetto agradeceu a colaboração e falou da admiração que tem pela categoria desde a época na qual esteve no Governo gaúcho. Azevedo e Sestari colocaram o Sindicato à disposição do deputado sempre que precisar de auxílio na área da administração tributária.
Rossetto preside a Comissão Especial para Acompanhar e Debater a Reforma Tributária na casa legislativa gaúcha.