11/07/2023 Money Times
A saga da reforma tributária já começou no Senado e mudanças na proposta já são esperadas. Uma delas é de que o projeto seja fatiado para que seja votado mais rápido na casa.
Segundo informações do Valor Econômico e Estado de S. Paulo, a ideia de dividir a reforma em duas partes partiu de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O plano ainda precisa ser conversado com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Mas, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, destaca que assim é possível seguir adiante com aquilo que é de comum acordo entre Senado e Câmara, enquanto o que não for consenso volta para o debate.
“Tem possibilidade de não voltar para Câmara. Fazer ajustes aqui, o que for controverso volta e o que for consensual promulga”, disse.
A estratégia de fatiamento de projetos não é nova. Ela também chegou a ser usada na durante a tramitação da reforma da Previdência.
Além disso, também está sendo definido o relator da reforma tributária no Senado. Estão no páreo Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Eduardo Braga (MDB-AM) e Otto Alencar (PSD-BA).
Publicado originalmente pelo Money Times. Leia mais (O acesso à matéria pode exigir assinatura pessoal).