31/08/2023 Ascom Sindifisco-RS
O Rio Grande do Sul aparece com destaque em nova atualização feita pelos estudos do diretor do Sindifisco-RS Jorge Ritter de Abreu a partir do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais (Confaz) para o ano de 2022. De acordo com os novos dados, disponíveis para visualização no site do Sindicato (com as diversas porcentagens de arrecadação entre os diferentes estados brasileiros), o RS ocupa a terceira posição no país na arrecadação da Dívida Ativa, ficando atrás apenas do Pará e do Distrito Federal.
Isso revela, na avaliação de Ritter, uma boa estrutura de cobrança, mesmo não tendo realizado programas especiais de arrecadação em 2022, sendo que outros estados podem ter feito. A arrecadação total de ICMS do Rio Grande do Sul foi de R$ 43,25 bilhões em 2022. A contribuição da cobrança da Dívida Ativa foi de R$ 863,94 milhões, representando 2,00% em relação ao total.
Acesse o Atlas Fiscal aqui e veja mais dados sobre a cobrança da dívida ativa do ICMS nas Unidades Federativas do Brasil ou clique sobre a imagem abaixo para ver ampliado.