29/09/2023 R7
Divisão dos impostos pelo Conselho Federativo foi um dos pontos de alerta levantados por prefeitos em debate no Senado
Prefeitos representantes de entidades municipais pediram que o texto da reforma tributária tenha dispositivos que impeçam a perda de arrecadação dos municípios após a unificação de impostos. As declarações ocorreram nesta quinta-feira (28), durante uma sessão temática no Senado com a participação de representantes dos Executivos municipais.
O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A expectativa é que a matéria seja votada no plenário da Casa até o fim do ano.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), declarou que a questão da divisão dos impostos é um dos pontos de alerta na proposta e pediu a garantia de participação mínima dos municípios no bolo tributário.
Pelo texto, será criado um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), do qual fará parte o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) — em substituição ao ICMS e ao ISS —, que será gerido por um Conselho Federativo. A proposta determina que a arrecadação vai para os governos estaduais e que os estados vão repassar os recursos aos municípios.
Publicado originalmente no R7 Leia mais (O acesso à matéria pode exigir assinatura pessoal).