25/10/2023 Imprensa Sindifisco-RS
O relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou, na manhã de hoje (25), o seu parecer para o projeto que iniciou tramitação na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado no meio do ano, e que agora tramita no Senado Federal. Acompanhada de perto pela Diretoria do Sindifisco-RS, representada pelo diretor Celso Malhani, que está em Brasília e marcou presença na leitura do documento pelo senador amazonense, a Reforma Tributária é considerada um dos temas mais importantes para o futuro do país.
O texto lido hoje pelo relator prevê a unificação de cinco tributos em um único imposto, com alíquota única de 20%. A mudança deve começar a valer em 2026, com transição até 2033.
Entre os principais pontos do projeto, estão a unificação dos seguintes tributos: Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e ISS; e a criação do IBS, que seria cobrado sobre o valor agregado das operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços.
Pela importância do tema e o potencial de modernizar o sistema tributário brasileiro e torná-lo um pouco mais justo e eficiente, estamos encaminhando, no link abaixo, o relatório lido pelo senador Eduardo Braga e uma versão resumida do mesmo.
Vídeo | Deputado Luiz Carlos Hauly, ao lado de Celso Malhani e outras lideranças do fisco brasileiro, fala sobre a pauta. Veja aqui.