09/01/2024 Ascom Sindifisco-RS
Os diretores Celso Malhani (Políticas e Ações Sindicais) e Luciano Barbosa Garcia (Assuntos Técnicos) participaram de debate hoje (09) na Rádio Bandeirantes, ao vivo, no programa Bastidores do Poder, apresentado pelo jornalista Guilherme Macalossi. Participou do programa também o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Pode-PR), parceiro dos fiscos brasileiros na luta pela reforma tributária.
Durante o programa, os diretores do Sindifisco-RS discorreram, entre outros aspectos, sobre as leis complementares necessárias para concluir o processo de implementação da Reforma Tributária, sancionada em dezembro de 2023.
Debateram também sobre os cuidados na implementação da reforma e a necessidade de o país começar a discutir a parte da renda.
Além dessas questões, Hauly afirmou que agora está concentrado em regulamentar o IVA, do qual o parlamentar é o relator. A proposta, disse o parlamentar, é ter agora um IVA totalmente eletrônico. “Queremos eliminar o ato declaratório, aquela declaração espontânea, e acabar com a inadimplência e a guerra fiscal”, disse. Segundo ele, a partir dessa regulamentação, o crédito fiscal não será mais escritural, mais sim financeiro. Ele salientou que, quando isso ocorrer, será uma mudança sem precedentes na história do Brasil. Hauly elogiou o Sindifisco-RS e frisou que os auditores-fiscais gaúchos estão sempre na vanguarda. “São um exemplo para o país”, disse.
Em sua manifestação, Luciano Garcia destacou a necessidade de que as mudanças previstas na Reforma Tributária sejam feitas com cuidados, para não causar prejuízos e problemas aos estados. “Não podemos causar grandes rupturas, tudo tem que ser feito de forma paulatina, com transição”, destacou o diretor de Assuntos Técnicos do Sindicato.
Malhani lembrou que o governo federal se comprometeu a enviar a reforma sobre a renda no prazo máximo de 90 dias após a promulgação da Reforma Tributária. “Hoje, no Brasil, o maior peso da carga tributária é carregado pelos trabalhadores, e, se movermos parte disso para a renda e patrimônio, haverá um benefício para todos os setores da economia”, defendeu o diretor de Políticas e Ações Sindicais do Sindicato.
Para assistir a participação do Sindifisco-RS na íntegra, clique aqui.