31/10/2024 Ascom Sindifisco-RS
A tarde desta quinta-feira (31) foi de grande alegria e emoção para a Diretoria, filiados e funcionários do Sindifisco-RS que acompanharam, na Casa Legislativa gaúcha ou através da TV Assembleia, a entrega da homenagem em reconhecimento aos 70 anos da trajetória que o Sindifisco-RS trilha através da união das diversas entidades que lhe deram origem.
A honraria, proposta pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB), foi entregue durante cerimônia do Grande Expediente realizado no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Estado do RS (ALRS). Nas arquibancadas do Plenário, filiados e funcionários assistiram e aplaudiram as falas da parlamentar proponente e das deputadas Sofia Cavedon (PT), Luciana Genro (PSOL) e Nadine Anflor (PSDB), que pediram aparte para saudar o Sindifisco-RS.
Na mesa oficial, presidida pelo presidente da ALRS, deputado Adolfo José Brito (PP), o presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin da Silva, esteve acompanhado do subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, representando o governador do Estado, o subsecretário adjunto da receita Edson Moura, o diretor da Fenafisco e do Sindifisco-RS, Celso Malhani de Souza, o subsecretário da Cage, Carlos Geminiano, a supervisora de Administração da Sefaz, Adriana Oliveira da Silva, e o ex-presidente do Sindicato, Luiz Antônio Bins, também ex-secretário de Estado da Fazenda, representando os ex-presidentes do Sindifisco-RS e ex-secretários da Fazenda.
Durante o seu discurso, a deputada Patrícia Alba afirmou que as atividades desenvolvidas pelo Sindicato em prol dos auditores-fiscais da Receita Estadual são, realmente, na defesa do Estado e, por consequência, na defesa de toda a sociedade gaúcha. “Nessa área, o Sindifisco-RS é um dos mais atuantes e significativos sindicatos nas causas que interessam à categoria, à sociedade e ao Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou. A deputada do MDB destacou também as campanhas de solidariedade desenvolvidas pelo Sindicato, através das quais “foram arrecadadas mais de R$ 200 mil, distribuindo cestas básicas, cobertores, colchões, móveis e eletrodomésticos” a famílias atingidas pela catástrofe climática ocorrida no RS neste ano. Além disso, frisou que outras campanhas são patrocinadas pela entidade, como os programas permanentes de ajuda solidária e campanha do agasalho, onde o Sindifisco-RS é parceiro oficial nas campanhas do Estado do Rio Grande do Sul.
A deputada Sofia Cavedon, em aparte, também se somou às homenagens ao Sindicato, declarando que a categoria realiza um trabalho estratégico no Estado. “Porque, afinal, fazer a arrecadação, fiscalização, a tributação, a cobrança, cuidar do Tesouro, cuidar das finanças do Estado, é cuidar das pessoas, é cuidar do meio ambiente”, disse. Ela salientou que, por trás dos números (da arrecadação), há um trabalho árduo, e que representa o acesso à escola, à saúde, a entrega de políticas públicas, da proteção da vida, da proteção das famílias.
A deputada Luciana Genro saudou a Diretoria do Sindifisco-RS e citou o papel fundamental da entidade na representação de seus filiados. “É uma categoria relevante para o Estado, para a fiscalização do bom uso do dinheiro público, para que nós tenhamos a certeza de que os recursos, tão suados dos impostos do povo gaúcho, sejam aplicados com correção, com diligência, nas áreas que realmente são relevantes”, frisou a parlamentar.
A deputada Nadine recordou o tempo em que era presidente da Associação dos Delegados de Polícia do RS, época na qual a entidade realizava ações em conjunto com o Sindifisco-RS. “Eu quero deixar aqui os meus cumprimentos, deputada Patrícia, por essa homenagem justa, necessária, homenagem aos auditores- fiscais cuja a função muitas vezes não é simpática, mas é uma função extremamente necessária para manter esse Estado em pé. Por isso, a minha homenagem aqui em nome da bancada do PSDB”, disse a parlamentar.
Ao final da cerimônia, o Coral da Sefaz apresentou as músicas Pealo de Sangue, composta por Raul Ellwanger, com arranjo e Manuel Figueiredo de Abreu, e Haragana, composição de Os Almôndegas com arranjo de Márcio Buzatto e adaptação de Marcio Conrad.