21/11/2024 Sindifisco-RS
O Sindifisco-RS, juntamente com Afisvec e Unefisco, durante a tarde desta terça-feira (19), em sua sede administrativa, realizou reunião conjunta da categoria. O tema dos debates foi a “Remuneração das Carreiras Fiscais”. O encontro contou com a presença massiva dos integrantes da carreira que lotaram as instalações do Sindicato.
Na abertura do evento, se pronunciaram os Presidentes das Entidades: Altemir Feltrin (Sindifisco-RS), Eduardo Jaeger (Afisvec) e Cezar Carneiro (Unefisco). Na sequência, ocorreram apresentações sobre o tema em debate, começando pelos Auditores-Fiscais Antônio Bins e Ivo Luft. Em seguida, ocorreram as apresentações do Auditor-Fiscal Felipe Leite (Diretor da Afisvec) e do Presidente da Unefisco Cezar Carneiro.
A última apresentação ficou a cargo do Diretor Técnico do Sindifisco-RS Luciano Garcia, que apresentou a visão do Sindicato sobre o tema. A palestra comentou a evolução das remunerações no cenário do serviço público brasileiro, destacando a importância da defesa contundente das funções estatais exercidas pela carreira, especialmente, diante dos desafios impostos pela Reforma Tributária e sua influência no “status” remuneratório da classe. Destacou todo o trabalho desenvolvido em conjunto com a Fenafisco, em Brasília, na defesa das prerrogativas dos Auditores, da importância da regulamentação da LOAT nacional e da grandiosa conquista que representou a aprovação do teto remuneratório das Administrações Tributárias, equivalente aos Fiscais Federais a partir de 2027. Apresentou a evolução do Prêmio de Produtividade dos servidores da Fazenda (PPE) como a principal ferramenta remuneratória atual dos Auditores-Fiscais, defendendo a importância da valorização e defesa do mecanismo. Ao final, apresentou as premissas aprovadas pela Diretoria e validadas pelo Conselho das Comissões Sindicais, que devem nortear a criação de verbas indenizatórias aplicáveis à carreira.
Após as apresentações, o debate foi aberto à audiência, tendo acorrido diversas contribuições dos presentes. Ao término do evento, foi apresentada proposição de criação de um grupo de trabalho, de composição paritária entre ativos e inativos, para debates e criação de sugestões de encaminhamentos futuros, sobre demandas remuneratórias da categoria. A proposição será analisada pelas entidades.
A Diretoria do Sindifisco-RS considera que o evento foi extremamente profícuo, propiciando uma aproximação de todos os segmentos da carreira e agregando muito no conhecimento e avanço das pautas corporativas de todos os Auditores-Fiscais.