21/03/2025 Ascom Sindifisco-RS
Reforma tributária, nomeações, esforço arrecadatório, reajuste de pensões e aposentadorias pela média estiveram no o centro da pauta
A Diretoria do Sindifisco-RS recepcionou o deputado estadual Carlos Búrigo (MDB) na sede administrativa da entidade, no Centro de Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (21), para conversar sobre temas relacionados aos interesses da categoria, do Estado e da sociedade.
Após ser apresentado à estrutura da sede, o parlamentar participou de um café na companhia do presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, e dos diretores Ademar Petry, Silvia Teixeira, Paulo Mähler, Eroni Numer, Jose Eduardo Sestari, Celso Malhani e Luciano Garcia, que participou de Bagé através de conexão de vídeo.
Búrigo demonstrou grande interesse pelas alterações trazidas pela reforma tributária e apresentou aos dirigentes suas dúvidas a respeito do processo que está alterando significativamente o sistema tributário da União, estados e municípios. Os diretores Celso Malhani, que atua fortemente em Brasília através das entidades nacionais, e Luciano Garcia, responsável pela Diretoria de Assuntos Técnicos do Sindicato, esclareceram o deputado sobre diversos pontos da reforma. O deputado comunga com a opinião dos dirigentes de que o Estado gaúcho precisa estar preparado para os novos cenários fiscais, que ainda não são totalmente previsíveis no âmbito da reforma tributária. Além do Estado, a preocupação do grupo amplia-se também para os municípios gaúchos.
O parlamentar também entende a importância das nomeações de novos auditores-fiscais neste momento no qual o Estado se posiciona em um ranking nacional, entre os demais entes estaduais, que vai influenciar na repartição dos recursos fiscais a partir da implementação integral da reforma tributária. Também foi discutido a necessidade de um esforço arrecadatório e programa de conformidade para aumentar a fatia a ser recebida.
Na pauta sobre a difícil situação que encontram-se pensionistas e alguns aposentados (recebem pela média), Burigo compreende que o governo precisa ser sensível aos problemas enfrentados por servidores públicos aposentados e seus dependentes.
Natural de São José dos Ausentes, Carlos Búrigo foi prefeito da cidade entre 1997 e 2004. Em 2005, foi convidado pelo prefeito Sartori para ser secretário da Fazenda em Caxias do Sul. Com Sartori no governo do Estado, foi secretário-geral de Governo e de Planejamento, e atuou na implantação da agenda de reformas para a modernização e recuperação das contas públicas. Em 2018, tornou-se deputado estadual. Dois anos depois, disputou a eleição para prefeito de Caxias.
A página pessoal do parlamentar destaca alguns pontos de seu trabalho:
- Votou a favor do teto de gastos no setor público e contra o aumento de impostos.
- Aprovou as reformas estruturais do Estado para equilibrar as contas e liberar recursos para investimentos nas áreas essenciais
- Ajudou os municípios a conquistarem recursos em diversos setores;
- Buscou recursos para investimentos em rodovias e hospitais;
- É autor do Projeto de Lei do Juro Zero, para que o estado pague os juros dos empréstimos contratados pelos MEIs, micro e pequenas empresas;
- Instalou a Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra, com grandes resultados para a região;
- Foi Presidente da Comissão de Educação e defendeu a vacinação prioritária de professores e funcionários que agilizou a volta das aulas presenciais;
- Relatou a Comissão para adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal;
- Lidera a bancada do MDB na Assembleia gaúcha
Ao final da reunião, a Diretoria agradeceu a presença do deputado e reforçou a disponibilidade das estruturas do Sindifisco-RS para o parlamentar. Na saída, Búrigo passou no estúdio do Sindicato para gravar um vídeo falando sobre a reunião e destacando a importância do trabalho do Sindifisco-RS e dos auditores-fiscais da Receita Estadual do RS. Acompanhe nas redes sociais o Sindicato.
Este foi o segundo café da manhã com deputado realizado pelo Sindifisco-RS em 2025. No dia 28 de janeiro, o encontro foi com o deputado Halley Lino.