03/04/2025 Ascom Sindifisco-RS
Preencher vagas abertas para auditores-fiscais é estratégico para o Estado
Em reunião realizada nesta quinta-feira (3) na Secretaria da Fazenda, o Sindifisco-RS, representado pelos diretores Eroni Numer, José Eduardo Sestari e Paulo Mahler, acompanhados do vice-presidente da Afisvec, Marcelo Melo, alertou para a urgência de nomear um maior número de aprovados no último concurso para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Estadual do RS, de modo que ingressem efetivamete os 110 novos AFREs autorizados. A estratégia visa agilizar e potencializar o esforço arrecadatório do Estado, diante das novas regras impostas pela reforma tributária, que estipula até o final de 2026 o período de obtenção da média de participação dos entes públicos estaduais no bolo da arrecadação de tributos.
As entidades se colocaram à disposição para apoiar a administração da Sefaz-RS nos encaminhamentos necessários para agilizar as nomeações. No momento, os representantes da categoria descartam a prioridade de um novo concurso, visto que, possivelmente, levaria bastante tempo até a nomeação de novos profissionais fazendários, ultrapassando o limite de dezembro do próximo ano.
Ao final da reunião, reforçaram o agradecimento à administração da Sefaz-RS pelas nomeações que já foram realizadas até o momento.