16/04/2025 Ascom Sindifisco-RS
Em etapa do curso de formação na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RS), os auditores-fiscais da Receita Estadual do RS empossados no dia 31 de março tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quarta-feira (16), um pouco da história e da atuação do Sindifisco-RS.
O presidente do Sindicato, Altemir Feltrin, expressou a alegria de estar diante de novos colegas fazendários, já que as nomeações são parte do esforço que a entidade sindical faz para fortalecer a categoria e a arrecadação estadual. “A atuação do Sindifisco-RS prioriza a defesa da nossa categoria, mas ela vai muito além, porque compreendemos a importância estratégica que o auditor-fiscal tem para o Estado e para a sociedade gaúcha”, afirmou a liderança. Ao falar da trajetória do Sindicato, Feltrin explicou que a atual conformação da entidade é reflexo da Constituição Federal, que desde 1988 passou a permitir a criação de sindicatos de servidores públicos no Brasil, e da herança que mantém das associações de carreiras do fisco estadual que deram origem ao Sindifisco-RS. “O Sindifisco-RS foi criado em 2010 e, neste ano de 2025, junto com a Lei Orgânica da Administração Tributária (Loat), completa 15 anos”, lembrou Feltrin, aproveitando para convidar os novos colegas a participarem do coquetel que será realizado na sede do Sindicato no dia 28 de abril em comemoração à Loat.
O vice-presidente do Sindifisco-RS, Christian Azevedo, ressaltou a importância de todos se filiarem ao Sindicato e ajudarem a manter a categoria unida, afim de fortalecer a atuação da entidade sindical em prol dos interesses dos auditores-fiscais. “Tudo o que a gente conquista não é fácil, muitas vezes ficamos um tempo sem ter conquistas, muitas vezes a gente passa um tempo defendendo aquilo que já conquistamos no passado, mas tudo só é possível através da nossa união”, destacou. “Entrem com esse espírito, participem das entidades, conheçam o Sindifisco-RS – a luta histórica, os benefícios e as oportunidades de participação -, pois o fundamental é a nossa união”, finalizou Christian.
O diretor Celso Malhani destacou que o Sindicato é uma entidade corporativa e isso é um ponto forte, pois defende os direitos corporativos dos auditores-fiscais da Receita Estadual de forma clara e enequívoca. "Somos corporativos, sim, e isto nos garantiu conquistas para a categoria, como o teto de Ministro do STF e espaço político na reforma tributária", afirmou.
Os diretores Paulo Mähler, José Eduardo Sestaria, e Eroni Numer também participaram da apresentação e destacaram atuações e serviços importantes prestados pelo Sindicato, como os convênios, o apoio à chegada dos novos colegas – a exemplo do fornecimento da carta fiança – e a defesa da categoria em Brasília, através da atuação do Sindifisco-RS junto à Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).
Ao final, os dirigentes convidaram os colegas também para um evento de confraternização em comemoração ao encerramento do curso de formação, que será realizado na sede Assunção, em data a ser combinada com o grupo.
Leia também:
Sindifisco-RS prestigia posse de 16 novos auditores-fiscais