Na companhia da comissão de aprovados ao cargo de Auditor-Fiscal da Receita Estadual RS, futuros colegas da Receita Estadual e que aguardam nomeação para os seus cargos, dirigentes do Sindifisco-RS estiveram presentes na Assembleia Legislativa Estadual para acompanhar a fala da secretária da Fazenda do RS, Pricilla Santana, que participou, na tarde desta segunda-feira (18), da reunião conjunta das comissões de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pela deputada Patrícia Alba (MDB), e da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos), que fez um relato da atual situação das finanças do Estado. A audiência pública conjunta teve por objetivo debater os impactos na economia do Estado com a publicação dos decretos do governador Eduardo Leite em dezembro de 2023 (Decretos 57.365, 57.366 e 57.367). Os referidos decretos definiram cortes de benefícios fiscais em alguns setores produtivos do Estado.
Em reunião realizada nesta terça-feira (12) pelo Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o diretor parlamentar da Fenafisco, Celso Malhani (Sindifisco-RS), e representantes de entidades do setor público debateram, estratégias para o enfrentamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/20, que trata da reforma administrativa, caso a proposta seja encaminhada para votação.
Durante encontro com governador Eduardo Leite no dia 7 de março, no aeroporto de Brasília, os diretores Celso Malhani e Eduardo Sestari ressaltaram a necessidade de nomeação dos aprovados no último concurso para Auditor-Fiscal da Receita Estadual por conta da reforma tributária, que exigirá dos Fiscos maior poder de arrecadação.
Na tarde desta quarta-feira (13), o vice-presidente do Sindifisco-RS, Christian Azevedo, e o diretor Jose Eduardo Sestari se reuniram com o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Paparico Bacchi.
Palestra aponta desafios de implementação de lei complementar da reforma tributária
Durante reunião da 1ª Delegacia da Receita Estadual do RS, realizada nesta quarta-feira (3) no auditório da sede administrativa do Sindifisco-RS, sob a coordenação do delegado Ernany Muller, auditores-fiscais, técnicos tributários e demais colaboradores da Delegacia assistiram à palestra sobre lei complementar que dispõe sobre a instituição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) pela reforma tributária. O tema foi apresentado pela auditora-fiscal Patrícia Lenz Koinaski, do Setor de Normatização da Divisão de Constituição Tributária (Senor/DCT).