Representado pelo presidente Altemir Feltrin, pelo vice-presidente, Christian Azevedo, e pelos diretores Celso Malhani e José Eduardo Sestari, o Sindifisco-RS acompanhou, no final da tarde nesta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa, a fala da secretária Pricila Santana (Fazenda estadual) sobre os impactos do PL 243/2024. O projeto, de autoria do Executivo estadual, foi aprovado pela Assembleia em 30 de julho de 2024 e reestrutura várias carreiras do funcionalismo estadual. O encontro foi proposto pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização do Legislativo gaúcho. A manifestação da secretária foi acompanhada, de forma presencial, pelo secretário adjunto da Fazenda do Rio Grande do Sul, Itanielson Dantas Silveira Cruz, e de forma virtual pelo subsecretário adjuntos do Tesouro do Estado, Cristiano Martyniak. Participaram também os deputados Patrícia Alba (presidente da Comissão), Pepe Vargas e Rodrigo Lorenzoni.
O programa Giro Tributário do Sindifisco-RS, veiculado na última sexta-feira (06), promoveu uma discussão importante sobre a soberania dos Estados, diante da Reforma Tributária. Os entrevistados, Celso Malhani e Luciano Garcia, ambos diretores do Sindicato, comentaram sobre as consequências do Comitê Gestor no novo formato do sistema tributário, fazendo um alerta para as dúvidas ainda existentes em torno do tema.
Na noite desta quarta-feira (04), a Diretoria do Sindifisco-RS se reuniu com filiados na cidade de Santa Maria/RS. Na confraternização, os diretores da entidade esclareceram sobre assuntos pertinentes à categoria e ao Estado. Participaram do encontro o presidente do Sindicato, Altemir Feltrin, e os diretores Celso Malhani e Paulo Mähler.
A apresentação da secretária da Fazenda do RS, Pricilla Santana, na Comissão Especial criada na Assembleia para debater os efeitos dos Benefícios Fiscais na economia gaúcha, nesta segunda-feira (02), foi acompanhada pelo presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, e pelo vice-presidente, Christian Azevedo.
Evento foi prestigiado por lideranças políticas e representantes de entidades do RS
Uma jornada que iniciou em 1954 e culminou com a criação do Sindifisco-RS em 2 de setembro de 2010, resultado da constante mobilização de uma categoria fazendária de Estado, alcança hoje a marca de 70 anos de história e 14 de atuação do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul.
Os primeiros exemplares da nova carteira funcional física dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS foram entregues no dia 27 de agosto, terça-feira, em ato realizado pela administração da Receita Estadual no edifício Formac, no Centro de Porto Alegre, aos auditores-fiscais Ricardo Neves Pereira, Milton Caletti, Gabriel Pedro Pereira, Adriana Keiko Kawai, Ricardo Brambilla da Fonseca, Tercio Fernando Michelon e Assis Brasil Aires da Silva.
Os gaúchos terão uma ferramenta para consultar preços de 49 produtos que representam 98% do consumo (veja lista completa abaixo).
A plataforma que pode ser acessada neste link mostra um retrato da dinâmica dos preços em cada região do Estado. É alimentada por notas fiscais eletrônicas da Receita Estadual.
Criado em 1994, o projeto tinha o objetivo de controlar a inflação que afetava a economia desde a década de 80
No dia 1º de julho, o Plano de Estabilização Econômica, conhecido como Plano Real, completou 30 anos. Implementado em 1994, o projeto tinha como objetivo principal controlar a inflação que afetava a economia brasileira desde a década de 1980. Em comemoração ao aniversário do Plano, o deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR) propôs uma sessão solene na Câmara dos Deputados, realizada nesta segunda-feira (27). A Fenafisco esteve presente na cerimônia, representada pelo diretor parlamentar, Celso Malhani (Sindifisco-RS), reconhecendo a importância histórica do Plano Real.
O Sindifisco-RS, representado pelo vice-presidente da entidade, auditor-fiscal da Receita Estadual do RS Christian Azevedo, prestigiou, no dia 24, em Bento Gonçalves, a 33ª edição do Encontro Estadual dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul.